Screen Shot 2017-10-13 at 20.52.37

Estilo de decoração vintage: como incorporar na arquitetura?

Se tivéssemos que apontar alguns pontos-chave do estilo de decoração vintage, certamente seriam que ele é romântico, clássico, delicado, nostálgico, sofisticado e repleto de tons neutros.

Ao planejar um ambiente com base nesse tipo de decoração, é preciso levar em consideração esses detalhes sem, no entanto, pesar a mão, evitando que ele fique cafona.

No post de hoje, vamos compartilhar com você algumas dicas práticas do que deve ser feito para dar um estilo de decoração vintage a um ambiente. Confira:

Saiba escolher as cores

As cores farão toda a diferença na decoração do cômodo, independentemente dela estar nas paredes, nos móveis ou nos objetos. Os tons normalmente serão neutros, mas seguem duas linhas diferentes: os pastéis e os terrosos.

Os tons pastéis, como o rosa e o verde menta, puxam a decoração para os anos 50/60. Uma possibilidade interessante é combiná-los com o cinza e o branco. Já os tons terrosos, como o mostarda, o cáqui e marrom, remetem aos anos 70. Tudo deve ser planejado de acordo com a intenção do cliente para o espaço e em sintonia com os móveis.

Selecione móveis clássicos e sofisticados

A sofisticação é uma das principais características do estilo de decoração vintage. A tendência retrô está muito forte atualmente e, assim, se tornou mais fácil encontrar móveis novos e que seguem o estilo, principalmente criados-mudos, mesas, cadeiras, aparador e até geladeiras que têm os pés palitos.

Porém, vale também uma ida a brechós e antiquários para comprar uma mobília realmente clássica e que ainda esteja bem cuidada.

Outra dica é verificar se o cliente tem algum item que pertenceu a algum ente querido e que se enquadre no estilo adotado, pois essa é uma ótima forma de fazer uma homenagem.

Inclua itens decorativos em seu projeto

Para complementar o design do ambiente, nada melhor do que incluir alguns objetos decorativos em pontos estratégicos. Aposte em diferentes formas e texturas, seguindo o padrão de cores estabelecido.

Cobogós são excelentes alternativas para dar movimento ao um ambiente e também para dividir cômodos. Nas paredes, abuse de quadros, papel de parede, espelhos e até pratos, por que não?

Para salas e cozinhas, por exemplo, uma opção é deixar à vista as louças, seja em um móvel ou prateleira.

Preste atenção na iluminação do espaço

A iluminação também será importante para compor o ambiente. Os pendentes continuam em alta podem ser tanto coloridos como de cobre. Já abajures e luminárias ficam uma graça em mesas de canto.

Uma dica é escolher uma luminária industrial, com a lâmpada aparente, para dar um contraste entre a delicadeza do espaço e o toque rústico do objeto.

Seguindo essas dicas, você será capaz de criar um projeto que seja condizente com o que o cliente espera e que terá um ar retrô inconfundível. O ideal é trazer essa atmosfera para os tempos modernos, mesclando o estilo e dando o seu toque profissional.

Gostou dessas dicas de estilo de decoração vintage e quer ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos? Então, siga a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply