teaser_eos

Conheça a série EOS

Novidade propõe a criação de móveis assinados durante imersão de 15 dias do designer convidado. Primeira coleção apresentada é a Manoelina, de Cadu Silva.

 

São Paulo, março de 2016 – Após o sucesso da Coleção qubo, quando a Mac Móveis apresentou ao mercado a linha comemorativa de seus 35 anos, com móveis assinados por oito renomados designers brasileiros, a marca prepara mais uma novidade no campo do design autoral brasileiro.

Trata-se da Série EOS, cujo objetivo é convidar um designer, jovem talento ou já consagrado, para uma imersão na fábrica da marca para a criação e desenvolvimento do conceito de uma peça de mobiliário para áreas externas em curto espaço de tempo: 15 dias. Durante esse período, o profissional entra em contato com as diversas áreas da fábrica e diferentes fases de produção, desenha o móvel conceito e acompanha todo o seu processo de prototipagem.

De acordo com Eduardo Cecílio, presidente da Mac Móveis, “a idéia do programa nasceu após a excelente receptividade da coleção qubo. Recebemos diversos contatos e criações de designers de todo o País. Entendemos, a partir daí, a necessidade de apresentar a eles como é o processo de desenvolvimento de uma peça dentro da fábrica, desde a criação do protótipo, fase inicial que leva cerca de duas semanas, até o seu lançamento nas lojas, após o período de testes de ergonomia, funcionalidade, resistência e conforto. O programa não é simplesmente uma questão de estética. É uma questão de criatividade aliada à eficiência e viabilidade comercial de um móvel”.

O primeiro convidado que aceitou o desafio foi o designer Cadu Silva, de São Caetano do Sul. “Conhecemos o trabalho do Cadu na Paralela Móvel e ficamos admirados com seu trabalho de traços fluidos e orgânicos. Pensamos imediatamente nele para inaugurar o projeto”, informa Eduardo.

Durante 15 dias no mês de fevereiro, ele conheceu todo o processo artesanal de fabricação do mobiliário da Mac Móveis, em uma atmosfera de proximidade entre os designers e o processo industrial. Nasceu, daí, a linha Manoelina, inspirada na poesia de Manoel de Barros e composta por mesa alta e cadeira em madeira cumaru e fibra sintética.

“Busquei inspiração na poesia contemplativa de Manoel de Barros, a partir da obra Menino no Mato. ‘Eu via a manhã pousada sobre as margens do rio do mesmo modo que uma garça aberta na solidão de uma pedra’. Esse verso me ajudou a compreender a proposta e visão de mundo da Mac Móveis aplicadas ao design. Tal qual a poesia manoelina, a mesa e cadeira são um convite à contemplação, por meio do conforto e beleza”, revela Cadu.

Já sobre a experiência de conceber um móvel e vê-lo ganhar forma estética em 15 dias, o profissional afirma que “a necessidade de entregar um produto em tão curto tempo pode gerar grande pressão, ao ponto de levantar o questionamento sobre a real capacidade criativa de alguém. Ao convidar designers, experientes ou novatos, para conhecer e passar uma temporada dentro da fábrica, expondo-os diariamente às diretrizes relevantes em todos os campos – vendas, marketing, financeiro, produção, etc – e às pessoas que produzirão os projetos gerados ali, a Mac assume um papel real de fomentadora do design brasileiro”.

A linha Manoelina ganha pré-lançamento durante a SP-Arte, que acontece entre 7 e 10 de abril. Já seu lançamento e chegada às lojas está previsto para 2017, após todos os processos de testes industriais e comerciais terem sido finalizados.

E, ao longo do ano, a Série EOS apresentará outras coleções de jovens talentos que passaram ou passarão pela imersão dentro da fábrica, criando um vínculo entre o designer e o artesão. O resultado poderá ser conferido em um revigorado catálogo de móveis com novos traços e conceitos criativos.

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply