renzo-piano-saiba-mais-sobre-esse-famosos-arquiteto.jpeg

Renzo Piano: saiba mais sobre esse famosos arquiteto

Conhecido mundialmente por grandes obras como o Centro Cultural Georges Pompidou, em Paris, e o edifício The Shard, em Londres, Renzo Piano é um arquiteto que busca fugir de padrões e criar uma obra única a cada novo projeto.

Pode-se dizer que sua principal característica é não ter características: seu legado abrange de edifícios sustentáveis e preocupações habitacionais a enormes construções high tech.

Quer conhecer um pouco mais sobre esse famoso arquiteto que tem inspirado as novas gerações na busca pela pluralidade? Então continue a leitura deste artigo e descubra mais informações sobre o italiano Renzo Piano.

Quem é Renzo Piano?

Nascido em Gênova, na Itália, Renzo Piano cresceu no seio de uma família de construtores. Seu pai e seu avô foram empreiteiros, mas Renzo escolheu quebrar a tradição ao cursar na Escola de Arquitetura do Instituto Politécnico de Milão.

Formou-se em 1964, e já na época passou a trabalhar em um projeto de Franco Albini, enquanto também adquiria experiência visitando os edifícios construídos por seu pai. Após esse curto período de estágio, Renzo partiu em viagens de estudos para a Inglaterra e os Estados Unidos e teve a chance de trabalhar com outros arquitetos de renome, como o americano Louis Kahn.

Na Inglaterra, conheceu seu futuro parceiro, o arquiteto Richard Rogers. A dupla desenvolveu diversos projetos, fundando em 1970 a agência Piano & Rogers. Em 1971, o escritório venceu o concurso internacional para a construção do Centro Cultural Georges Pompidou, o que representou o início da exposição de seu trabalho.

Seis anos mais tarde, Renzo Piano começou uma nova parceria com Peter Rice, arquiteto com quem já havia trabalhado em outros projetos, e funda com ele o ateliê Piano & Rice, no qual projetou diversos edifícios e permaneceu até 1993.

Em 1981, entretanto, Piano também fundou o seu atual ateliê, o Renzo Piano Building Workshop, com outros estúdios paralelos em Paris e Gênova. Pelo escritório, o arquiteto projetou o aeroporto de Kansai, no Japão, a fábrica Lingotto da Fiat e o estádio San Nicola, na cidade de Bari, na Itália, entre diversos outros projetos. Sua equipe possui cerca de 100 pessoas que trabalham nas mais diversas áreas de suas obras.

Em reconhecimento ao seu trabalho e suas contribuições à arquitetura, Renzo Piano recebeu o Prêmio Pritzker, em 1998, que foi entregue pelo então presidente Bill Clinton na Casa Branca, nos EUA.

Além do Pritzker, Piano já recebeu diversas outras distinções, como a Legião de Honra em 1985, na França, e a Royal Gold Medal do Royal Institute of British Architects, em 1989, na Inglaterra.

O que caracteriza as suas obras?

Renzo Piano, diferentemente dos demais arquitetos, não possui um traço característico que diferencia sua obra e funciona como uma assinatura. E é justamente por isso que ele é tão louvado. Cada novo projeto desse arquiteto possui características únicas e diferentes das obras anteriores, demonstrando uma capacidade incrível de se reinventar a cada trabalho.

Renzo Piano consegue aplicar aos seus projetos diversas ideias diferentes, mas coerentes, de forma a criar obras incríveis e únicas. Sua arquitetura dá atenção a questões construtivas e de forma antagônica, buscando soluções estruturais inovadoras com o uso de tecnologias tradicionais, por exemplo, sempre de acordo com as especificidades de cada projeto.

Seus trabalhos fogem de uma caracterização formal, mas, em geral, apresentam o uso da tecnologia como ponto forte, sendo apontados, inclusive, como obras high tech. Entretanto, o arquiteto também tem preocupações ambientais, com uso de materiais sustentáveis e mesclando ideias tradicionais e inovadoras em um único projeto.

Algumas de suas obras possuem aparência bastante futurista, com uso de vidros, iluminação, metal e traços retos, numa síntese da arquitetura moderna. Porém, outros projetos apresentam características conservadoras, o que dificulta a classificação de seu trabalho em uma única categoria. É por isso que Renzo Piano tem despontado atualmente como um exemplo de pluralidade, ganhando vários prêmios por essa característica.

De forma geral, pode-se dizer que seus projetos fazem muito uso da tecnologia, mas são inspirados em soluções arquitetônicas já históricas. Renzo Piano é um arquiteto preocupado com a questão da sustentabilidade e que busca soluções de habitação para um mundo que está sempre se alterando.

Quais os projetos mais conhecidos do arquiteto?

Sua obra mais famosa, como já mencionado, é o Centro Cultural Georges Pompidou, que fica em Paris. Entretanto, podemos citar ainda outros projetos bastante conhecidos, como o Centro Cultural Jean-Marie Tjibaou, na Nova Caledônia, o edifício-sede do jornal The New York Times, em Nova York, o edifício The Shard, em Londres — o edifício mais alto da Europa —, e a Academia de Ciências da Califórnia.

Esses dois últimos, inclusive, são ótimos exemplos da sua busca pela originalidade em cada novo projeto.

O edifício The Shard é uma construção enorme, com 306 metros de altura, 86 andares e uma moderna fachada de vidro. Mas seus números colossais não são os únicos atrativos: com o uso de tecnologia de ponta, o edifício gasta 30% menos energia do que seus semelhantes, maximiza a entrada de luz e possui estufas de ventilação natural em cada andar. Um verdadeiro monumento high tech.

Já a Academia de Ciências da Califórnia é destaque como modelo de práticas sustentáveis, com uma floresta indoor, telhado verde com mudas nativas que minimizam o calor no interior do edifício e absorção de 60% da água da chuva para reaproveitamento.

Além disso, cerca de 20% da energia elétrica da Academia é solar, e 50% dos materiais utilizados em sua construção foram reciclados de outras construções — um exemplo do uso de tecnologias sustentáveis e de forma totalmente diferente da construção em Londres.

Entre suas obras monumentais, também podemos citar o maior terminal de aeroporto do mundo em Kansai, no Japão, e o Museu Nacional de Ciências, em Amsterdã. E isso para citar apenas alguns! Como um grande mestre da pluralidade e versatilidade, o arquiteto também já projetou um transatlântico de 70 mil toneladas e um modelo de automóvel da Fiat.

Como é possível observar, Renzo Piano é um profissional que maximiza o uso da tecnologia para oferecer soluções variadas aos seus projetos, implementando a ideia de sustentabilidade e inspirando-se na arquitetura mais tradicional para criar verdadeiras enormidades high tech no melhor estilo de arquitetura contemporânea.

Esse misto de tantas vertentes é símbolo da sua pluralidade e tem inspirado diversos arquitetos mais jovens a buscar soluções arquitetônicas que se moldam a cada projeto.

E você, já conhecia o arquiteto Renzo Piano? O que acha da forma como realiza seus projetos? Deixe seu comentário e conte pra gente!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply