Technè Miro Martins

Arquitetura contemporânea: entenda as referências e características

Você adora a ideia da arquitetura contemporânea, mas não sabe exatamente sobre o que se trata esse movimento artístico? Quer incorporá-lo aos seus futuros projetos de decoração, mas não faz ideia de por onde começar? Então fique tranquilo, pois criamos este post com algumas informações muito úteis.

Nos próximos parágrafos, vamos explicar do que se trata a arquitetura contemporânea e vamos listar 3 das suas principais características — sempre acompanhadas por exemplos práticos de como elas podem ser aplicadas no dia a dia. Dê uma olhadinha:

A arquitetura contemporânea

Para entender a arquitetura contemporânea, é importante, primeiramente, fazer um breve resgate histórico: trata-se de um estilo da pós-modernidade que surgiu no final dos anos 1980 e no início dos anos 1990 e se mantém em produção até os dias de hoje.

Essa arquitetura atual não tem uma linguagem única. Na verdade, cada uma de suas correntes reinterpreta a arquitetura do passado à sua maneira, seja por meio da releitura dos estilos ou dos significados de elementos que estiveram em voga em um período anterior.

Dessa maneira, novos elementos se relacionam com antigos, criando formas de expressão inéditas. Muito interessante, não é mesmo?

As características da arquitetura contemporânea

Tecnologia

Com o passar do tempo, os arquitetos puderam incorporar diversas tecnologias ao seu processo criativo. Graças a isso, a arquitetura contemporânea conta com o uso de materiais e de tecnologias avançadas da construção civil.

Os programas específicos para a elaboração de projetos também se tornaram muito importantes para todas as etapas da criação, já que ajudam na economia e na flexibilidade do trabalho.

Para aplicar essa característica da arquitetura contemporânea em um projeto, você deve prestar atenção nos itens que compra. Há muitas peças decorativas que são feitas com materiais bons — com estrutura em metal e acabamento em fibra sintética, por exemplo, o que alia força e beleza.

Sustentabilidade

Além de aperfeiçoar o design, a tecnologia permite a livre experimentação com materiais mais sustentáveis e que garantem um resultado mais eficiente. Alguns exemplos de práticas eco amigáveis da arquitetura contemporânea são:

  • uso de materiais não tóxicos;
  • uso de materiais naturais;
  • uso de materiais recicláveis;
  • e valorização da luz natural.

Para aplicar essa característica da arquitetura contemporânea em um projeto de casa ou apartamento, você pode adquirir um móvel artesanal com estrutura em madeira e acabamento em fita náutica. Essas matérias-primas, além de mais naturais, são resistentes, o que evita a troca e o descarte compulsivo.

Contraste

Herdeira do pós-modernismo, a arquitetura contemporânea deixou o desenho linear de lado para valorizar as formas distorcidas e fragmentadas. Por causa dessa característica, muitas pessoas acreditam que o seu “caos controlado” uma arquitetura agressiva, futurista e impactante.

Para aplicar essa característica da arquitetura contemporânea em seus futuros projetos, você pode investir em peças artesanais — que valorizam a mão de obra local — e as fibras sintéticas — que envolvem um processo industrial.

Você gostou deste post sobre arquitetura contemporânea? Então compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude os seus amigos e clientes a entenderem sobre esse assunto!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply