_DSC5605

Móveis área externa: 5 passos para não errar na escolha

Embora não pareça, projetar um ambiente externo pode ser muito mais desafiador do que trabalhar com a decoração de interiores. Além de escolher a vegetação para o paisagismo e os elementos que farão a integração entre espaços abertos e fechados, o arquiteto também deve se preocupar com a seleção de um mobiliário que traga mais conforto e beleza ao local.

Para você que está acolhendo essa missão, listamos neste post 5 passos para uma boa escolha dos móveis área externa. Confira:

O que considerar na escolha de móveis para área externa?

Cadeiras, bancos, espreguiçadeiras e todo tipo de peça que você imaginar podem fazer parte de um projeto de área externa. No entanto, o cuidado na escolha desses itens deve ser redobrado para obter modelos duráveis e resistentes ao contato com as intempéries. Veja abaixo passos importantes a seguir e observar antes da compra:

1. Utilidade

Um fator de grande peso na escolha de um móvel é a utilidade que este terá no espaço externo. Considere que as pessoas que usam a varanda ou jardim para receber os amigos possuem necessidades diferentes de um casal que valoriza a paz e o sossego ao ar livre.

Uma boa forma de acertar na escolha é observar qual o uso predominante da área que receberá os novos móveis. Enquanto um deck com piscina pede chaises espaçosas, uma varanda gourmet exige peças compactas e funcionais para oferecer o máximo de apoio ao usuário. Neste exemplo, os aparadores, banquetas e puffs são bem-vindos.

2. Material

O tipo de material utilizado na fabricação da estrutura do móvel tem grande influência no tempo de vida útil da peça. Nas áreas externas, a escolha dessa base deve ser ainda mais cautelosa para evitar que um simples desgaste comprometa a estética do projeto.

Os móveis de ferro não são indicados para áreas externas porque enferrujam. Se a ideia for obter uma peça com ar moderno, aposte nos materiais alumínio e inox. Quem não abre mão da madeira deve se certificar de que o material foi impermeabilizado e optar pelo tipo Teka ou Cumaru. Quanto às fibras naturais, a dica é substituí-las pela versão sintética, porque essa não apodrece e tem o mesmo efeito.

3. Acabamento

Alguns materiais utilizados na estrutura do móvel têm uma boa estética e não demandam um trabalho de acabamento diferenciado. Ainda assim, apostar em peças que combinam o material aparente com diferentes revestimentos é uma boa forma de agregar personalidade ao ambiente externo.

Se a área escolhida tem uma cobertura de proteção, é possível optar por móveis com acabamento em estofado. Além de ser mais confortável, o uso do tecido permite inserir diferentes estampas e texturas na peça. Para as áreas úmidas e desprotegidas, o ideal é usar móveis revestidos com material sintético, pintura e impermeabilizante.

4. Cores

Áreas externas têm maior contato com a poeira e demandam limpeza frequente. Pensando nisso, muita gente exige móveis com cores fortes e marcantes nos ambientes abertos. Mas cuidado: essa escolha pode ser ruim quando aplicada em peças que ficarão expostas ao sol, visto que as cores escuras desbotam com facilidade.

Para evitar o problema, prefira usar tons como vermelho, marrom, azul marinho e preto nas peças que ficam protegidas do sol. Em gramados, decks, terraços e piscinas, as cores claras e neutras como branco, creme e bege caem super bem. Além de elegantes, combinam com todo tipo de elemento e absorvem menos calor durante o dia.

5. Design

Independentemente do uso ao qual será destinado, um móvel de ambiente externo também deve ser bonito e ergonômico. Para obter ambas as características, procure por modelos com formato e design diferenciado e que ao mesmo tempo ofereçam elementos ajustáveis.

Quem valoriza o espaço ao ar livre busca o mesmo aconchego que teria dentro de casa. Felizmente, é possível encontrar linhas de mobiliário especialmente projetadas para as áreas externas. São vários os fabricantes que atuam com equipes antenadas nas últimas tendências para oferecer beleza e conforto aos clientes.

Agora, faça a diferença garantindo diferenciais em seus projetos e planeje a aquisição de móveis da área externa com carinho.

Ainda não conhece as linhas de móveis da Mac Design? Entre em contato e confira!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply