Technè Miro Martins

Como a escolha das cores para parede afeta o clima do ambiente?

Dar a sua cara a uma nova casa ou ambiente de trabalho é uma das partes mais divertidas — e trabalhosas — de um processo de mudança. O mesmo vale para quando precisamos dar uma renovada no visual dos ambientes em que já vivemos ou trabalhamos.

Decidir quais cores serão utilizadas na nova ambientação, combinar com os móveis, definir tonalidades, texturas e em quais áreas dos cômodos elas serão aplicadas são partes fundamentais desse processo!

O que nem todo mundo sabe é que a escolha das cores para parede pode influenciar bastante no seu dia a dia. No post de hoje vamos entender e dar dicas importantes para você acertar nessas decisões!

Cores para parede: a influência no seu cotidiano

Quase sempre escolhemos as cores que vão compor os nossos ambientes — casa ou escritório — de acordo com as nossas predileções.

No entanto, é comprovado pela ciência que as cores podem, sim, influenciar nosso ânimo, disposição e bem-estar. Isso porque nosso cérebro funciona reagindo a estímulos, inclusive os visuais.

Assim, enquanto determinados tons podem trazer sensação de tranquilidade, outros podem provocar agitação. Confira algumas dicas que preparamos para você:

Tom e temperatura

Muito mais que somente a preocupação com a cor, você deve prestar atenção no tom e na temperatura. Caso pense em apostar no azul, por exemplo, as variações de tonalidade podem representar expectativas e sensações diferentes.

O azul-claro é reconhecidamente uma das cores que traz aconchego e tranquilidade. O azul-escuro, no entanto, é indicado para quem deseja mais introspecção e concentração para estudos. Por isso, pense com cuidado no tipo de sensação que você deseja criar no espaço.

Para relaxar

O branco e os tons pastéis são os ideais para o quarto de quem trabalha muito e, no fim do dia, só quer relaxar. Ainda assim, tome cuidado com os tons brilhantes e suas variações, além das tintas puras, que podem criar um ambiente sufocante e com a impressão de vazio.

Criatividade e ousadia

Uma das cores que vêm sendo muito utilizada para quartos de estudo, escritórios de criação e até mesmo na cozinha, para quem deseja estimular o apetite e a criatividade na hora de montar pratos, é o laranja. Quente, ela é ligada ao movimento e inspira comunicação e energia. Pode ser bastante utilizada em quartos de adolescentes e crianças.

Para aquecer

O vermelho chega entre as cores para parede com a função de aquecer e criar calor nos ambientes frios. Use em uma das paredes daquele espaço em que você recebe seus convidados e note a diferença!

Tranquilidade e equilíbrio

Sempre ligado à boa energia, o verde é recomendado por especialistas e decoradores para ambientes como sala de estar, lavabos e quartos. Ele transmite harmonia, concentração e pureza. Salas de reunião em ambientes de negócio também são bons locais para esta escolha.

Romance e sofisticação

A aposta para você que quer dar um ar romântico a um ambiente interno é a cor violeta no tom claro. Delicada, ela fica bem em ambientes externos. A mesma cor, já no tom escuro e aveludado, promove modernidade e sofisticação ao cômodo em que será utilizada, como uma sala de visitas ou escritório.

Energia e estímulo

O amarelo surge na decoração como uma cor estimulante! Em tons claros e suaves, é indicado para áreas de convivência e sala de estar. Já em tons vivos, pode ser utilizado para destacar ambientes, principalmente quando aparece apenas em detalhes ou partes de paredes.

Facilidade para mudanças

Se você é daqueles que cansa da decoração com facilidade e gosta sempre de mudar algo, aposte no tom de cinza frio. Ele combina facilmente com qualquer estilo e, então, é só alterar os objetos de decoração coloridos que estarão no ambiente.

Identidade em primeiro lugar

Além de todas as dicas que demos até agora, uma questão não pode ser ignorada na escolha das cores para parede: o gosto pessoal de quem vai utilizar o ambiente na maior parte do tempo.

Discuta todas as preferências cromáticas dos frequentadores de sua casa ou local de trabalho antes de tomar decisões!

Se você curtiu este post e não quer perder nenhuma dica de área de decoração, conheça e participe das redes sociais da Mac Design (Facebook e Instagram)!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply