como-escolher-cadeiras-para-area-externa-e-acertar-na-decoracao.jpeg

Como escolher cadeiras para área externa e acertar na decoração

A escolha da decoração de qualquer parte da casa é fundamental para unir beleza, conforto e funcionalidade. Levando em consideração a utilidade do espaço, é possível criar composições belíssimas e ainda desfrutar do resultado diariamente.

Escolher os móveis e as cadeiras para área externa, por exemplo, é uma tarefa importante, já que o espaço mais prazeroso da casa vai te render bons momentos de descanso e relaxamento.

Que tal, então, aprender a escolher seus assentos de maneira correta, sem pecar na estética e na comodidade? Confira algumas dicas!

Considere o propósito da área externa antes de escolher as cadeiras

Antes de mais nada, você precisa levar em consideração qual será a utilidade do espaço criado na sua área externa. Você vai aproveitar o ambiente para reunir amigos? Quer realizar almoços, lanches e um churrasco com a família de vez em quando? Ou quer apenas um oásis em casa para relaxar?

Somente depois de pensar na funcionalidade da sua área externa é que você deve ir em busca das cadeiras ideais. Elas precisam estar de acordo com a função do lugar, tanto em questão de qualidade quanto de quantidade. 

Se você quer um lugar que receba mais pessoas, invista em puffs, futons e em peças mais espaçosas ou com vários assentos. Se quer apenas descansar sozinho num fim de tarde, opte por espreguiçadeiras e poltronas confortáveis.

Acerte no material das cadeiras para área externa

Além da dimensão e da quantidade de peças, a qualidade do material também interfere bastante na hora da escolha. Quando estamos falando de área externa, o cuidado deve ser redobrado: as cadeiras que você adicionar à decoração ficarão expostas ao tempo e precisarão ser, principalmente, duráveis e resistentes.

Além do design da peça, é importante que você também considere alguns materiais mais indicados para essa área da casa, como os que estão listados abaixo:

Alumínio

Um dos materiais mais usados em áreas externas é o alumínio, por se tratar de algo leve e altamente resistente. Para quem mora em regiões litorâneas, os móveis de alumínio são os mais recomendados, pois não enferrujam e aguentam firme os efeitos da maresia.

Fibra Natural

As cadeiras de fibra natural são muito charmosas e combinam muito com áreas externas. São peças leves e delicadas que compõem o ambiente, sem carregar o visual do lugar.

O único cuidado que se deve ter é com a resistência desse material: priorize a utilização de cadeiras de fibra natural em varandas ou outros espaços que não fiquem completamente descobertos.

Fibra Sintética

Uma alternativa à fibra natural é a sintética, que garante mais durabilidade à cadeira. Apesar de ter um custo um pouco mais elevado que as naturais, as fibras sintéticas podem ficar expostas em locais abertos e não desbotam com o tempo.

Madeira

A madeira é uma das opções mais procuradas de cadeiras para área externa, por combinar bastante com ambientes abertos e remeter diretamente a natureza. O único cuidado a ser tomado é com relação à manutenção da peça, que requer impermeabilizantes e protetores contra raios UV e cupins.

Pedra

Os móveis fabricados em pedra também oferecem uma durabilidade incrível e combinam bastante com áreas externas. Por serem resistentes ao tempo, também exigem menos manutenção do que outros materiais.

As opções mais usadas são o granito e as pedras vulcânicas, que você ainda pode combinar com outros materiais e texturas. Assim, o ambiente ficará mais leve, pois a textura da pedra não pesará na decoração.

Escolha estofados e tecidos resistentes

Para escolher a cadeira certa, você também precisa considerar os estofados e tecidos dos assentos. Eles devem ser impermeabilizados e resistirem ao calor e à umidade, sem desgastes e sem desbotamento.

Os tecidos de móveis para área externa, no geral, também precisam ser fáceis de limpar ou lavar. As melhores opções são os sintéticos e os tecidos náuticos, por exemplo. E, para proteger ainda mais suas cadeiras, considere usar capas de sarja ou brim pra quando não as estiver usando.

Dê preferência a cores alegres na decoração

Depois que você já tiver escolhido os materiais certos, é hora de se atentar um pouco mais para a estética das cadeiras. Com relação aos assentos, escolha cores e estampas que combinem com o ambiente. Dê preferência para tonalidades alegres, que não pesem demais o visual do lugar.

Por mais que você escolha cores mais escuras, como o marrom ou o azul-marinho, tente dosar sua aplicação e equilibrar com tons neutros e estampas vivas, com temas de flores e plantas. Além disso, tome cuidado com esses tons escuros e intensos, pois eles são bem mais fáceis de desbotar.

Leve em consideração o conforto das cadeiras

Nem só de beleza se faz uma decoração. Então, além dos materiais corretos e das cores que mais combinam com o espaço, lembre-se de que as cadeiras para área externa não funcionarão apenas como enfeite: elas devem ser confortáveis.

Uma boa poltrona, banco ou cadeira precisa ser ergonômica com o intuito de proporcionar o conforto necessário para aproveitar ao máximo a área externa de sua casa. Para que isso seja possível, preste atenção nos formatos: opte pelos mais arredondados e que se ajustem melhor ao corpo.

Aposte em móveis e decorações funcionais

Quando dissemos que as cadeiras não funcionam apenas como enfeite, tocamos em um assunto importantíssimo, que merece ser evidenciado. Os móveis de uma decoração externa precisam trazer mais vantagens do que somente oferecer uma vista bonita para a casa: precisam ser funcionais.

Ao escolher as cadeiras, lembre-se de que você pode ter em uma só peça um banco e um baú para guardar ferramentas de jardinagem, por exemplo. Outra ideia interessante é escolher banquetas que possam ser usadas para servir um chá ou um suco para os amigos. Se você tem piscina, pense em escolher cadeiras que também possam ser colocadas na água.  

Agora que você sabe escolher as melhores cadeiras para área externa, está preparado para encontrar a sua? Esperamos que sim! Se ainda ficou alguma dúvida, curiosidade ou se você quer comprar as suas peças em um lugar especializado no assunto, entre em contato com a gente. Estaremos prontos para te ajudar!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply