Decoração de área externa: como fazer de forma impecável

Decoração de área externa: como fazer de forma impecável

Casas e apartamentos, antes tão diferentes, foram reaproximados em um conceito que se estende à palavra “lar”. Com áreas externas mais amplas, as moradias verticais e horizontais conquistaram identificação mútua também com a decoração de área externa, que pode ser aplicada em ambos os imóveis com muita criatividade e estilo.

Das espreguiçadeiras às redes e das plantas e flores às cores em tinta que inspiram novas tendências, existem múltiplas maneiras de compor as áreas externas do lar de um jeito único. Confira as dicas que separamos e inspire-se em remodelar seus jardins, quintais e varandas!

O bom planejamento do espaço

Ao saber a finalidade da área externa, pensa-se com mais clareza na decoração do espaço. Caso seja dedicada ao relaxamento, convém a idealização de redários, espreguiçadeiras ou, até mesmo, de chaises que se estendem graciosamente em jardins mais espaçosos.

Caso a intenção seja impor comodidade para receber os convidados, pergolados com poltronas, mesas de centro e cadeiras tornam o ambiente um verdadeiro espaço de convívio social ao ar livre. Para varandas, bancos compridos com almofadas deixam os convidados bem à vontade.

Decoração de área externa: como fazer de forma impecável
Linha Rio decora o ambiente do arquiteto Fernando Thumn, de Porto Alegre.

Estilo na decoração de área externa

O estilo e o bom gosto existem em todas as técnicas decorativas e tendências. Cabe, portanto, o olhar atento às melhores opções para combinar com o seu lar. Assim, para estilos clássicos ou modernos, é preciso focar nas suas intenções para encontrar os modelos ideais.

O que não pode faltar, seja no estilo minimalista ou nas extravagâncias do shabby chic, é o conforto. Aproprie-se da multifuncionalidade de materiais e cores e crie modelos que se complementam, como madeira e metais, por exemplo, para compor a sua mobília.

Decoração de área externa: como fazer de forma impecável
Deck Café de Paulo Hoffmeister Neto une poltronas em madeira e mesas em alumínio em grau naval

O clima é um fator de peso

Independentemente do estilo adotado, ao compor a área externa é necessário avaliar as ações naturais climáticas, como vento, chuva e a maresia, em imóveis litorâneos.

Materiais que têm se destacado fortemente, pelo equilíbrio entre requinte e resistência, são as fibras sintéticas, que duram por mais tempo que as fibras naturais e ainda dão um charme rústico à sua decoração. O alumínio é outro material preferível a outros metais, principalmente para combater a corrosão provocada pela maresia.

 

Decoração de área externa: como fazer de forma impecável
No projeto do arquiteto Rogério Maranhão, as peças de tela sling e a alumínio conferem a resistência ideal às intempéries

Uma mobília atraente e prática

Na versatilidade que se busca atualmente, o próprio conceito decorativo pode implicar funcionalidades múltiplas no espaço. Em apartamentos, por exemplo, jardins verticais dão cores e estilo ao ambiente, mas sem dominar o espaço.

Jardineiras e varais de lâmpada são outras opções que pouco cobiçam, em espaço, mas muito oferecem em praticidade e elegância decorativa. Nas áreas externas, vale a máxima de ocupar o espaço disponível, mas sempre com um propósito.

Decoração de área externa: como fazer de forma impecável
No projeto da arquiteta Milena Vale, de Goiânia, o paisagismo complementa e valoriza o décor da varanda gourmet.

Bom gosto no lar

São dicas simples, mas funcionais, que podem ser aplicadas em todo tipo de área externa, praticamente — podendo, inclusive, serem moldadas de acordo com o seu espaço e estilo decorativo.

Além disso, não deixe de confiar em seu instinto e personalidade para compor uma repaginada na decoração da área externa do seu lar. Para isso, curta e acompanhe a página da Mac Design, no Facebook, e fique sempre por dentro de dicas inspiradoras como essas e que podem ser complementadas com as suas boas ideias!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply