design-handmade-conheca-a-tendencia-e-aposte-nesse-estilo.jpeg

Design Handmade: conheça a tendência e aposte nesse estilo

O design handmade consiste em uma das novas técnicas e estilos do ramo. Como o próprio nome diz, o estilo handmade se refere a produtos feitos à mão. Ele recupera aspectos do artesanato, das artes plásticas e da cultura, dando ao objeto uma identidade singular.

O handmade proporciona à área de design uma nova perspectiva. Esse estilo implica em uma grande tendência, sobretudo para aqueles que visam inovar e diversificar seu trabalho. Cada projeto é único e o processo de produção descontraído.

Origem do design handmade

De acordo com o site Design Culture, existe atualmente uma onde hipster na área de design. Dentro dessa tendência está o handmade, ou Do it yourself.

Nas palavras do colaborador do site, Victor Maia: “Voltando praticamente ao período pré-design, a tendência do Handmade e do “Do It Yourself” tem sido uma constante nos últimos anos.

Lembrando atividades artesanais, essa tendência do feito à mão atualmente se difere pelo fato de ser pensado numa forma de reprodução em série. Ou seja, o que é feito aos moldes artesanais é o piloto do projeto e sua representação em diversas mídias se dá por métodos industriais de escala”.

Essa tendência se posiciona contra a corrente da sociedade industrial, em que tudo é produzido em série e por meio de máquinas, o que tornou nossas ferramentas do dia a dia totalmente impessoais. O handmade representa, portanto, uma reedição da produção artesanal, que permite ao cliente reconhecer-se no produto do trabalho de um designer.

Como buscar referências

O estilo handmade foge de padrões tradicionais como fotografias e ilustrações. O processo de criação demanda intensa pesquisa, relacionadas aos aspectos subjetivos, artísticos e culturais. Tais referências, somadas à experiência de vida e conhecimento pessoal, quando utilizadas da forma correta, podem servir como uma forte base para a elaboração de trabalhos.

A diversidade cultural, os temas da atualidade e os gostos pessoais de cada cliente ou do seu público-alvo devem servir como norte para o planejamento e a execução do projeto dentro da técnica handmade.

Ele proporciona diversas alternativas fora dos padrões, ao mesmo tempo em que incorpora também as tendências clássicas.

Além de desejar um produto original e único, os clientes querem, cada vez mais, adquirir produtos feitos por pessoas e de forma sustentável. Ou seja, o handmade implica em uma fusão de tendências da sociedade atual, como a preocupação com a origem daquilo que consumimos e a subjetividade de cada ser.

Onde pode ser aplicado?

Em face a competitividade do mercado de trabalho atual, o design handmade aparece como uma tendência que, devidamente estruturada, de forma criativa e eficaz, pode abrir diversas portas para o profissional de design. Fugir dos padrões usuais é uma boa maneira de destacar seu trabalho e também descobrir novos horizontes profissionais.

Esse estilo possibilita estruturar um projeto gratificante, ainda que precise ser gerado em diversas fases. Esse tem sido o motivo de o handmade representar uma opção de tendência para aqueles que desejam inserir um diferencial no processo criativo.

Gostou deste post sobre a tendência do estilo handmade? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as dicas e novidades que preparamos especialmente para você!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply