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Projeto de Design: conheça o passo a passo para montar o seu!

Quando alguém entra em uma loja para comprar um determinado produto, ela analisa diversas características: qualidade do material, cor, utilidade, preço e, claro, o design. Mas o que provavelmente esta pessoa não sabe é que por trás do produto acabado existe um trabalho enorme feito durante meses (ou até mesmo anos) por diversos profissionais de várias áreas.

Na questão do design, por exemplo, há todo um projeto que precisa ser elaborado e minuciosamente pensado para que o produto saia do papel, seja identificado com a marca e atraia o cliente. No artigo de hoje vamos montar um passo a passo para você montar um projeto de design perfeito, até que ele vire o produto que você pensou e a marca que imaginou. 

Prospecte clientes que tenham a ver com você

O primeiro passo, para você que trabalha como autônomo, por exemplo, é preciso encontrar o seu cliente, quem vai comprar suas ideias e tem interesse no trabalho que você desenvolve. Isso é um trabalho árduo em que o design deve, necessariamente, apresentar suas tarefas já feitas e os resultados que obteve em cada uma delas. E é também um processo de convencimento do cliente. Portanto, ter um portfólio sempre atualizado e bem feito (e de preferência, online) é uma boa porta de entrada no mercado de trabalho.

Uma outra dica é pesquisar bastante o nicho de mercado em que você tem interesse em atuar. Se, por exemplo, seu foco é empresa de móveis de luxo, prospecte clientes nesta área. As empresas para as quais você prestou serviços dizem bastante sobre o trabalho que você realiza. Seja seletivo na hora de prospectar os clientes para manter um portfólio coerente com suas necessidades e o tipo de trabalho que você executa. 

Conheça melhor o cliente

Depois do primeiro contato, de prospectar o nicho e os clientes que atuam na área de seu interesse e apresentar o portfólio é hora de conhecer a empresa mais a fundo. Saber seu posicionamento, colaboradores, fornecedores e público-alvo é fundamental. Para isso, a melhor forma é marcar uma reunião presencial com o membro da empresa que você entrou em contato. Sugira um encontro em um café, em uma sala de reuniões de escritório compartilhado ou, se o cliente se dispuser, na sede da própria empresa. 

Essa reunião não tem a finalidade de aprofundar em um projeto ou grandes questões, mas colocar os profissionais frente a frente e estreitar as relações. Assim é possível conhecer um pouco mais da cultura, dos valores e da filosofia da empresa. É freelancer e não vive na mesma cidade onde a empresa está sediada? Não tem problema. Ferramentas de transmissão de vídeo em tempo real existem aos montes e podem ser soluções fáceis e rápidas.

Monte o briefing

Essa é a principal parte do projeto e que define se o trabalho será bom ou não. Para isso é preciso alinhar a estratégia com o cliente, organizar as informações e buscar referências para que o trabalho final, depois de pronto, cumpra com as expectativas de todos. 

Entreviste o cliente

É o momento de tirar todas as dúvidas. Um bom designer precisa se informar sobre as estratégias de comunicação elaboradas para o projeto, o que o cliente deseja comunicar com ele, quem é o público-alvo do produto. A partir daí algumas questões começam a ficar mais claras.

Seja breve

A palavra “brief”, do inglês, significa breve. Portanto, seja econômico mas direto com as palavras. Coloque no papel apenas o essencial para que o projeto faça sentido, mas não deixe escapar alguma informação que faça diferença. 

Estude os concorrentes

Além de pensar no que a empresa para a qual você está prestando o serviço quer, é essencial fazer um estudo de mercado. O que os concorrentes desta empresa estão apresentando? Isso não significa, é claro, que você vá copiar uma ideia de outra empresa, mas buscar referências para o seu projeto e ter certeza de como eles se comunicam com o público. Anote vantagens e desvantagens e leve ao cliente. 

Faça um brainstorming

Nesta fase, é importante que haja uma reunião com três ou mais pessoas de diferentes áreas da empresa. Afinal, se o objetivo é ter ideias quanto mais gente, melhor. É importante anotar todos palpites que surgirem deste encontro, mesmo os que, em princípio, pareçam bobas ou simples demais. Essas anotações serão importantes, mais tarde, ao analisar em conjunto com o briefing e com as referências estudadas,  o conceito para a proposta. 
 

Use seus conhecimentos a seu favor

Depois de alinhar a estratégia com os clientes e ter o objeto bem definido, é hora de colocar a mão na massa! Sem fugir do escopo proposto, lance mão de seus conhecimentos para testar cores, formas e agregar valor ao produto. Para isso, além de desenvolver um traço autoral, é imprescindível estudar o mercado e suas possibilidades para explorar aquilo que falta e fugir do lugar-comum, criando um produto com diferencial e atrativo. 


Valorize a apresentação

Depois de pronto e com acabamento finalizado, é hora de apresentar o trabalho – que custou tempo, esforço e envolvimento. Esse é um momento do planejamento tão importante quanto as outras etapas já que é aí que você tem a chance de justificar suas escolhas, seu processo criativo e produto final. Para isso é preciso ter domínio de todo o seu desenvolvimento. 

Tenha domínio do conceito

É importante ter conhecimento teórico profundo para explicar as escolhas que motivaram a realização do produto daquela maneira. Aqui é o momento de ter, na ponta da língua, tudo o que foi levantado nas reuniões de briefing com a equipe da empresa já que o objeto é uma construção daquilo que foi elaborado pela empresa e ela tem uma expectativa com relação a ele. Se você optou por um determinado material, precisa saber falar das suas vantagens e o por que de ele ter sido escolhido. A mesma coisa para cores e formatos, por exemplo. 

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