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Feedback dos clientes: por que ele é importante para um design? Entenda!

Especialmente em momentos de instabilidade econômica, o mercado se torna extremamente competitivo e, com isso, é ainda mais importante destacar-se em meio aos concorrentes e fidelizar os clientes de forma definitiva.

Para tanto, é fundamental que os profissionais do design deem a devida atenção ao feedback dos clientes e, dessa forma, possam aprimorar cada vez mais seus trabalhos e oferecer o serviço que seu público espera e deseja receber.

Quer saber mais sobre a importância do feedback e por que você sempre deve levá-lo em consideração? Então, continue a leitura!

Aprimoramento dos trabalhos desenvolvidos

A primeira e mais facilmente observável vantagem de dar atenção ao feedback dos clientes é passar a realizar trabalhos de design com mais qualidade. Quando um cliente deixa um comentário negativo em sua totalidade, você pode reverter a situação e convencê-lo a voltar para uma nova experiência, caso solucione o problema inicialmente apontado por ele.

Da mesma forma, um cliente que deixa uma sugestão, ou até mesmo uma reclamação em forma de crítica construtiva, pode ser fidelizado de forma definitiva se você demonstrar que sua voz foi ouvida.

Observação de tendências

Você já havia pensado que o feedback dos clientes pode ajudar — e muito — a antecipar tendências do mundo do design? Os funcionários devem sempre se manter atualizados, mas, trabalhando em uma empresa, podemos nos tornar “acomodados” com nosso modo de fazer as coisas.

Nesse sentido, o feedback poderá apontar lacunas ou problemas que você sequer imaginava que estivessem presentes em seus produtos. Se uma nova cor, formato, técnica, estilo ou material está bombando no mercado atual, mas ainda não marcou presença ao seu lado, o feedback dos clientes certamente vai pedir por essas tendências.

Delineamento de comportamentos

O feedback dos clientes é excelente para o aprimoramento do atendimento e do produto, mas sempre tenha em mente o fato de que, como empresa de design, você também deve estabelecer tendências, comportamentos e estilos.

Portanto, que tal aproveitar o retorno de seus clientes para verificar quais desejos, sonhos, preferências e gostos eles possuem? Com essas informações em mãos, você poderá criar um relatório rápido e prático para registrar tudo e, dessa forma, tomar novos caminhos, desenvolver estratégias e aprimorar cada vez mais seus serviços.

Construção de relacionamento com o cliente

A satisfação do cliente quanto ao recebimento de seu feedback vai muito além de simplesmente continuar fazendo negócio com você.

Quando alguém percebe que está sendo realmente ouvido, começa a formar uma relação de confiança e harmonia com o outro. Dessa forma, mostrar-se engajado com um cliente recorrente, por exemplo, costuma trazer excelentes resultados para as empresas.

5 melhores formas de colher feedbacks dos clientes

Além dos meios tradicionais de manter contato com o público, a internet proporciona várias facilidades quanto ao feedback dos clientes. Agora que você já sabe quais são as vantagens de levar esses comentários em contato, é hora de colocar a mão na massa! A seguir, conheça as principais maneiras de colher feedback dos seus clientes:

Páginas nas mídias sociais

As páginas da sua empresa em mídias sociais como Facebook, Twitter e Instagram oferecem um espaço excelente para que seus clientes deixem comentários sobre a experiência deles com seus produtos e serviços.

Dinâmicas e práticas, essas redes também proporcionam um espaço para você responder rapidamente ao cliente, seja para agradecer um elogio, esclarecer uma dúvida ou solucionar um problema. Lembre-se, também, de que tanto os comentários do cliente quanto os seus serão vistos por muitas pessoas, então, essa é uma ótima chance de mostrar a todos o quanto você respeita e escuta seus clientes.

Buscas na internet

Na era da comunicação digital, nem todos os comentários e opiniões dos seus clientes serão direcionados diretamente para você! Vídeos, posts em blogs e publicações nas redes sociais, entre outras opções de comunicação na internet, podem trazer críticas construtivas valiosas para sua empresa.

Portanto, faça uma busca com o nome da sua empresa no Google e nas redes sociais. Assim, você encontrará vários comentários sobre sua empresa e terá a chance de entrar em contato com esse cliente.

Aliás, em blogs dedicados a design, por exemplo, você poderá encontrar críticas e resenhas de blogueiros conhecedores do assunto e respeitados na área e que, portanto, merecem muito ter seus comentários especializados levados em conta.

Questionários

Distribuídos em mãos para seus clientes, disponibilizados na recepção da empresa e/ou organizados na internet e divulgados em suas redes sociais, os questionários são uma opção clássica e muito eficiente de ter acesso ao feedback dos clientes.

Monte questões de múltipla escolha, em que o cliente poderá marcar seu grau de satisfação ou dar uma nota para diversos aspectos de seus serviços/produtos, de seu atendimento e da empresa de forma geral. Além disso, é recomendado colocar de uma a três perguntas com espaço para o cliente escrever sua resposta livre.

Entrevistas pessoais

Que tal reunir alguns de seus clientes mais assíduos e entrevistá-los? Com uma série de perguntas pensadas para alcançar o objetivo de colher feedback sincero, completo e relevante de seus clientes, você terá um importantíssimo insight ao compreender o que se passa na mente de seu público.

Aqui, as perguntas são mais complexas e específicas do que em um questionário. Aproveite que você estará cara a cara com uma parcela de clientes ativos e recorrentes, ou seja, que tem verdadeiro interesse no aprimoramento da sua empresa e na melhoria cada vez maior de seu design.

Ouvidoria

A ouvidoria é outra forma bastante tradicional de colher feedback dos clientes e, portanto, muito eficiente, especialmente entre a parcela de público que não fica tão à vontade para utilizar as redes sociais.

Portanto, mesmo com uma presença forte na internet, é fundamental que você disponibilize um endereço de e-mail e um número de telefone para que os clientes possam entrar em contato com você e fazer suas sugestões, reclamações ou comentários.

Da mesma forma, é interessante que os colaboradores da empresa estejam preparados para lidar com esse tipo de comunicação, pois um feedback pode surgir em meio a um atendimento, por exemplo. Além disso, alguns clientes podem comparecer pessoalmente à empresa para dar seu feedback.

E então, pronto para utilizar o feedback dos clientes como ferramenta para aprimorar seu design? Para continuar melhorando seus produtos e serviços cada vez mais, assine agora mesmo nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo diretamente no seu e-mail!

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