sofas-para-areas-externas-como-escolher-o-ideal-para-sua-casa.jpeg

Sofás para áreas externas: como escolher o ideal para sua casa

Mobiliar a área externa da casa é tão importante quanto a área interna. Nesses espaços, alguns móveis merecem ainda mais atenção, como é o caso dos sofás. Além de conforto, os sofás para área externa agregam elegância e charme para sua casa.

O problema, muitas vezes, está na hora de escolher o modelo ideal, já que a área pode estar sujeita às intempéries, como chuva, sol e umidade. Além disso, são diversas opções de formatos, materiais e tecidos que dificultam na decisão.

Pensando nisso, para facilitar sua escolha, elaboramos esse post com 6 dicas de ouro para você seguir na hora de escolher o sofá ideal para área externa da sua casa. Confira:

As condições do ambiente

O primeiro passo na hora de escolher o sofá é estar atento às condições do ambiente externo. O local que você quer colocar o sofá é aberto ou tem algum tipo de proteção? Ou ainda, o sofá fica próximo à piscina?

Essas informações devem ser levadas em consideração, assim como o tipo de clima da região onde está sua casa. É muito quente? Chove bastante e o ar é úmido? A partir dessas questões, você vai filtrar sua busca pelo sofá ideal!

O material

As estruturas feitas de madeira estão entre as preferidas, principalmente as do tipo Teka e Cumaru. A dica é aplicar, além do verniz, resina natural nas peças para que o material fique impermeável e resista ao sol e à chuva.

Você também pode optar por peças de alumínio e acrílico, que podem ser pintados com uma tinta eletrostática em pó que faz das estruturas mais resistentes. Evite ferro e fibras naturais, que dão bem mais trabalho de manutenção.

Tecidos

Tecidos impermeabilizados são os melhores para sofás na área externa, principalmente se houver uma piscina na casa. Assim, o material está preparado para caso alguém queira se sentar enquanto está molhado.

Os tecidos sintéticos, de acrílico, vinil ou couro náutico são bastante indicados, pois esses materiais facilitam na hora da lavagem para limpeza. Em contrapartida, fique longe de tecidos como o veludo e a seda.

Cores

As cores mais indicadas para os sofás externos são as mais leves e suaves — invista naquelas que não aparentam sujeira facilmente. As tonalidades da linha cru/linho/nude são bastante indicadas e os tons de azul também combinam bastante com esse ambiente. Já detalhes em amarelo podem conferir ao ambiente um tom de descontração e leveza.

Modelos

Para escolher um modelo ideal, leve em consideração a decoração do interior da casa. Os móveis precisam estar em sintonia!

Os modelos de sofás e poltronas mais arredondados combinam com áreas com plantas, mais floridas e arborizadas — eles dão um ar de intimidade ao ambiente. Já os modelos de estruturas mais retas e quadradas vão muito bem para decorar a área da piscina. Em frente, você pode colocar uma mesa baixa e ao lado um pufe.

Tendências

Além dessas dicas, é importante sua casa estar atualizada com o que há de mais novo no mercado da decoração, não é mesmo? Uma tendência para móveis e sofás para área externa são as fibras sintéticas, que ao serem trançadas, ficam parecendo palha e conferem ao ambiente um toque de delicadeza.

Aposte também nas estampas, elas estão em alta! Listras e quadrados podem ser uma boa opção.

Além dessas dicas, lembre-se de que o sofá para área externa deve ser confortável. Não adianta ser bonito se ninguém gostar de usá-lo para dar uma boa descansada!

Se você gostou dessas dicas de sofás para área externa e quer saber mais sobre decoração, leia nosso post com indicação dos melhores materiais para móveis na área externa!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply