o-que-e-a-tecnica-de-patchwork.jpeg

O que é a técnica de patchwork?

Para quem gosta de um toque artesanal na decoração, o patchwork pode ser uma ótima opção. A arte de decorar usando tecidos é bem antiga e rende objetos lindos, delicados e bastante criativos de forma sustentável.

A técnica de patchwork surgiu na Europa Ocidental durante as Cruzadas: nelas, os soldados usavam roupas feitas com restos de tecidos embaixo das armaduras. O patchwork também era utilizado em colchas e cobertores, e acabou chegando na América com as navegações.

A arte de decorar usando tecidos reaproveitados não é complicada, e com algumas semanas de prática você já pode criar lindas composições. Quer saber como começar? Então continue lendo!

Aprenda a selecionar os tecidos

Para um bom trabalho de patchwork, o tecido precisa ser de qualidade. Por isso, é importante saber selecionar os tecidos escolhidos e também a combinação entre eles, como as cores, por exemplo.

Geralmente, os melhores tecidos são os de algodão, pois eles são mais fáceis de cortar, marcar e costurar. É importante escolher os que não encolhem durante a lavagem, para que não aconteçam deformações no trabalho. 

Além disso, os tecidos também não podem desbotar ou soltar tinta, para que não manchem os outros retalhos costurados. 

Prepare os tecidos para fazer o patchwork

Para começar a técnica de patchwork, você precisa lavar todos os tecidos que serão utilizados com água e sabão neutro. Fazendo isso, você não corre o risco de usar um tecido que irá encolher depois do trabalho pronto.

Para descobrir se o tecido irá manchar, você pode fazer um teste simples. Enrole o tecido colorido molhado em um pedaço de tecido branco e aperte, para retirar o excesso de água. Se o branco ficar manchado, então descarte o tecido colorido. Antes de iniciar os cortes dos tecidos, deixe todos eles secarem e depois passe com ferro quente.

Opte pelo patchwork com isopor

Para quem está começando agora, uma forma simples de fazer o patchwork é utilizando um isopor como base em vez de utilizar agulhas. 

Transfira o desenho para o isopor e faça os cortes com estilete. Depois, é só ir enfiando os tecidos para dentro das fendas, fazendo com que eles se ajustem aos buracos e fiquem em alto-relevo.

Essa técnica é uma das mais fáceis, e com ela você consegue decorar caixas, quadros, mesas e até outros objetos decorativos, como porta-retratos, para os ambientes da sua casa.

Utilize a técnica do mosaico simples

Essa forma de montar os retalhos é bem simples. Você apenas precisa criar um mosaico, de acordo com os tecidos que escolher. As figuras normalmente são geométricas e você pode produzir colchas e panos de prato, por exemplo.

Com o mosaico simples, você pode soltar a imaginação e criar trabalhos incríveis de patchwork. Com o tempo, as figuras vão ficando cada vez mais complexas, sendo possíveis novos desenhos e objetos.

Faça aplicações simples de patchwork

Outra técnica fácil de patchwork para quem está começando é a de criar estampas e desenhos com pedaços de tecidos diversos. As montagens podem ser feitas à mão ou então com a ajuda de uma máquina de costura.

Essa é uma forma de reaproveitar desenhos interessantes de retalhos, deixando-os em evidência sobre outros tecidos. 

Escolha também o corte livre

O corte livre é outra forma bem prática e simples de se fazer patchwork. Em vez de costurar, você irá apenas cortar desenhos e estampas de retalhos e colá-los em outros tecidos. 

A técnica lembra bastante o corte e colagem, porém feito com tecidos. As criações ficam bastante criativas e são mais fáceis para quem está começando agora. 

Depois que você já tiver se acostumado cada técnica de patchwork, suas habilidades para fazer trabalhos mais elaborados surgirão naturalmente. Gostou? Então compartilhe essas ideias nas redes sociais!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply