_DSC0013

Saiba como fazer uma boa combinação de texturas

A textura é uma característica presente nos mais variados tipos de materiais e estilos de acabamento. Independentemente de ser natural ou criado a partir de um processo de fabricação, esse efeito traz um detalhe extra para a superfície de qualquer peça ou objeto de decoração.

Precisando de ideias para fazer a combinação de texturas nas paredes, pisos e móveis da casa? Acompanhe as dicas que preparamos e coloque-as em prática sem medo!

Use a finalidade do ambiente como ponto de partida

Unir diferentes texturas em um único espaço nem sempre é tarefa fácil, afinal, essa solução pode deixar o projeto exagerado e com excesso de informação. Para facilitar o trabalho, você pode começar a composição considerando as características e a finalidade do ambiente que será decorado.

Por exemplo: uma varanda usada para festas e confraternização da família pode exigir a presença de alguns elementos específicos, como:

  • piso antiderrapante: garante a segurança dos usuários, por apresentar textura rugosa. Previne escorregões e quedas motivadas pelo contato com a água, gordura ou resíduos de alimentos preparados no local;
  • parede de azulejos: facilita e agiliza a limpeza do local após o uso;
  • bancos, cadeiras e sofás próprios para áreas externas: móveis fabricados com materiais e tecidos resistentes que evitam as avarias causadas pelo contato com a poeira e as intempéries.

Perceba que todos os elementos são importantes para o bom proveito da varanda e, portanto, devem ser usados como ponto de partida da nova decoração. Ou seja, antes de inserir novas texturas, é fundamental que você observe e valorize aquelas que já existem no local.

Aposte na união de materiais que conversam entre si

Embora diferentes, algumas duplas de materiais costumam conversar muito bem na decoração. A vantagem é que você pode aproveitar essas combinações na hora de inserir texturas, estampas e cores em qualquer ambiente da casa. Veja exemplos para se inspirar:

  • tijolinho maciço e madeira: quando unidas, as peças de tijolo criam um visual texturizado que valoriza qualquer área. Inclua o material em uma parede ou piso e complete o estilo rústico com móveis de madeira;
  • couro e tecido com estampa xadrez: o couro em diferentes tonalidades pode ser usado em móveis como sofás e poltronas. A solução pode ser beneficiada com a adição de mantas, tapetes e cortinas com tecido grosso e a clássica estampa xadrez;
  • pedras e gesso: as pedras naturais se tornam destaque em qualquer ambiente e pedem combinação com texturas mais discretas. Nesse caso, uma boa dica é usar o gesso para criar desenhos e detalhes nas sancas e tetos dos ambientes.

Escolha uma paleta de cores que facilite a combinação de texturas

Outra dica para não errar na combinação de texturas é pensar com cuidado nas cores que serão utilizadas em cada ambiente. Você pode colorir uma superfície grande para criar a base e, a partir daí, adicionar texturas que melhor combinem com essa escolha.

Por exemplo: uma sala com cor de piso ou de parede cinza fica muito bem com móveis em madeira escura. Para um estilo mais jovial e alegre, esse mesmo exemplo pode ser complementado com superfícies em tonalidades quentes, como laranja e amarelo.

Se não quiser arriscar, aposte nas paletas de cores neutras que já acompanham as texturas de muitos materiais naturais (fibras, madeiras e pedras). Essas costumam ter tonalidades de marrom, bege, creme, cinza e suas variações.

Mantenha os efeitos e detalhes ousados nos acessórios

Muitos projetos têm como base um elemento ou peça de destaque. Para não brigar com essa solução, você pode manter os jogos de texturas somente nos acessórios e itens decorativos. Veja alguns exemplos:

  • varanda: a textura pode aparecer em vasos de flores, grades e canteiros com pedrinhas;
  • quarto: a textura é destinada principalmente aos tecidos de mantas, tapetes, cobertores e cortinas;
  • salas: invista em acessórios com diferentes acabamentos e nas molduras de quadros e espelhos com textura;
  • cozinha: a parede pode ganhar um toque diferenciado com uma linha de azulejos texturizados e prateleiras decoradas com louças de cerâmica.

Viu como dá para fazer uma boa combinação de texturas a partir dos materiais e cores existentes? Leve essas dicas como referência e invista em criações diferenciadas para cada ambiente.

Para mais ideias e soluções, acompanhe o trabalho da Mac Design no Facebook!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply