_DSC0101

Elabore um cronograma de obras eficiente em 4 passos

Seja na construção de um grande empreendimento ou mesmo para a reforma em uma casa ou apartamento, um bom cronograma de obras deve ser o principal aliado de um engenheiro. Dessa forma, todas as atividades previstas no projeto podem ser executadas dentro do prazo e cumprir o orçamento determinado pelo cliente.

Frequentemente ouvimos relatos de pessoas que reclamam que a obra se estendeu por um tempo que não estava previsto e saiu bem mais cara que o imaginado, o que pode causar uma série de transtornos. Isso sem contar com desperdício de materiais, problemas envolvendo fornecedores e trabalhadores.

Enfim, para que os processos possam seguir um fluxo determinado, é preciso ter organização. No post de hoje, vamos ensinar em 4 passos como elaborar um cronograma eficiente para que você consiga controlar todas as atividades da sua obra. Boa leitura!

Defina todas as atividades da obra

O primeiro passo para fazer o seu cronograma de obras é listar todas as atividades que estão previstas no projeto. É claro que cada intervenção é diferente de outra, já que nem sempre as necessidades do cliente e o tamanho das obras são os mesmos.

No entanto, liste itens como: serviços preliminares, fundação, estrutura, concreto, alvenaria, esquadrias, revestimentos, cerâmicas, marmoraria, pavimentação, impermeabilização, vidraçaria, cobertura e acabamentos.

Organize as etapas do serviço

Depois de listar todas as atividades e conferir o que foi anotado com as previsões feitas no projeto, é hora de definir prioridades e adotar uma lógica para a execução de cada item.

Um cronograma de obras bem-feito deve retratar o que pensa o engenheiro responsável pela intervenção. Ou seja, se a primeira etapa é fazer os serviços preliminares, esse item deve ser o primeiro da lista. Na sequência, logo após o seu término, deve entrar a etapa da fundação da obra.

Essa sequência deve ser de fácil leitura e consulta e é importante que seja compreendida por toda a equipe que terá acesso ao canteiro de obras.

Defina prazos e preveja imprevistos no seu cronograma de obras

Por melhor que seja a equipe que trabalha com você e por mais confiança que você tenha em toda a cadeia pela qual é responsável, é impossível controlar todo o processo. É raridade ver uma obra sem algum tipo de empecilho, como atraso na entrega de um material ou problemas relacionados à ausência de um funcionário.

Portanto, atenção ao passo número 3. No cronograma de obras deve constar o prazo de execução de cada atividade, mas é importante contar com alguns imprevistos no meio do caminho, como atrasos na execução do serviço ou no contato feito com um fornecedor. Isso é chamado de gestão do tempo.

Para tanto, trabalhe com uma margem de erro aceitável por conta desses imprevistos em cada etapa do desenvolvimento da obra.

É melhor apresentar um cronograma de obras com um tempo de execução que pode ser cumprido (embora não seja tão enxuto) que um planejamento rápido e com grandes chances de ser descumprido, gerando frustrações para o cliente.

Conte com ferramentas que te ajudem no processo

A planilha com a listagem das atividades e o prazo de execução previsto para cada uma é fundamental. No entanto, outras ferramentas também podem ajudar na organização do canteiro de obras.

Hoje em dia, algumas tecnologias desenvolvidas especificamente para este setor conseguem sistematizar os processos e apresentá-los em uma tela, ao alcance do arquiteto e do engenheiro que acompanham a obra.

Com isso é possível monitorar o desempenho dos funcionários por meio do andamento da obra, verificar se os prazos estão sendo cumpridos, se os materiais foram entregues em tempo hábil ou se os pagamentos a cada um dos fornecedores já foi feito.

Agora que você já conhece o passo a passo para montar um cronograma de obras e garantir uma melhor gestão da intervenção que estiver acompanhando, não perca mais uma dica: siga nossos perfis nas redes sociais e continue por dentro deste e de outros assuntos do seu interesse! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply