Technè Miro Martins

Passo a passo: saiba como usar aparadores na decoração

Muitas vezes considerado um móvel funcional, o aparador já se tornou peça de destaque na composição de ambientes cheios de estilo. O reflexo dessa valorização está na variedade de modelos encontrados no mercado, com acabamentos que variam desde a tradicional madeira até o vidro e pedras naturais.

Para quem ainda não sabe se aposta nesse móvel coringa, listamos hoje uma série de possibilidades para o uso de aparadores na decoração. Acompanhe e faça sua escolha!

Como usar aparadores na decoração

Os aparadores são móveis capazes de atender a todo tipo de gosto e necessidade. Com design longo e estreito, substituem facilmente as mesinhas de centro e bancadas em apartamentos pequenos. Em residências maiores, podem ser aproveitados como peça complementar da mobília existente. Confira outras formas de usá-lo na sua casa:

Elemento de apoio

Na maioria das residências, o aparador costuma ser utilizado em corredores de acesso e na sala de jantar para apoiar objetos da família e dos visitantes. Quando localizado na entrada e próximo da porta, se torna útil para itens como guarda-chuva, chave de carro, carteiras, bolsas e casacos.

O posicionamento comum dos aparadores é junto da parede para facilitar a circulação de pessoas e oferecer o máximo de praticidade. Entretanto, essa configuração pode variar conforme a necessidade do usuário e o tipo de ambiente em que o móvel se encontra.

Melhores ambientes para colocá-lo

Quando o assunto é decoração, não existe um ambiente ideal para manter o aparador. Por ser multifuncional, o móvel é capaz de acrescentar beleza e funcionalidade a qualquer espaço da casa. Veja alguns exemplos:

  • Sala de jantar: aqui, é tradicionalmente usado para o apoio e armazenagem de louças e pratos. Além disso, pode fornecer espaço extra para pratos e bebidas que não couberem na mesa durante as refeições. Nesse ambiente, é importante que o aparador esteja em harmonia com outros móveis para manter a elegância da sala;
  • Sala de estar: em uma configuração diferente, o aparador pode ser colocado na sala de estar atrás dos sofás e poltronas que ficam no centro do cômodo. Nesse caso, é importante que o móvel tenha a mesma altura dos assentos e sirva de apoio para livros, jogos, DVDs e outros objetos de entretenimento;
  • Quarto: aqui o aparador pode servir tanto como uma mesinha de estudos quanto uma penteadeira para apoio de joias e produtos de beleza. Para complementar com charme e ampliar o espaço, aproveite para colocar um grande espelho sobre a peça;
  • Varanda: nas áreas externas o aparador deve ser mais rústico e ganha utilidade no apoio de plantas ornamentais e de hortaliças em vasinhos. Em almoços e jantares ao ar livre, ele também oferece base para quitutes, pratos e copos da família.

Combinação com acessórios

Seja clássico, moderno ou contemporâneo, o aparador ganha ainda mais beleza quando combinado com pequenos objetos e acessórios. Os modelos mais delicados e com ausência de gavetas ou portinhas pedem uma composição mais limpa. Para isso, use vasinhos com flores, velas, porta-retratos, quadrinhos ou esculturas.

Os modelos mais resistentes, robustos e com nichos para armazenagem de objetos podem servir de base para luminárias e abajures, trazendo aconchego ao espaço.

Dica extra: em residências pequenas, os aparadores mais simples também podem oferecer espaço extra para a armazenagem de pertences. Para isso, use a criatividade e coloque cestos de vime, baús, revisteiros ou caixotes em baixo da peça.

Após conferir todas essas possibilidades de uso dos aparadores na decoração, aproveite para se aventurar na busca de um modelo que se encaixe no estilo da casa e também nas necessidades da família.

 

Além de decorar, os aparadores da Mac Design são ideais para áreas externas. Conheça a variedade de peças que oferecemos no nosso site.

 

Quer mais ideias de decoração? Então, siga a Mac Design no Facebook e no Instagram!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply