qual-e-o-melhor-modelo-de-piscina-ideal-para-cada-projeto.jpeg

Qual é o melhor modelo de piscina ideal para cada projeto?

As piscinas são os pontos de encontro preferidos nos dias mais quentes do ano. Além de fornecerem água fresca e estrutura adequada para diferentes atividades, elas também ajudam a compor a decoração da área externa.

Por esse motivo, é fundamental encontrar um tanque que atenda às necessidades dos usuários e que harmonize com o estilo do ambiente.

E você? Também busca a melhor opção para o projeto? Então, anote as características de cada modelo de piscina e acerte na escolha!

Piscina de concreto armado

Bastante resistente, a piscina de concreto armado pode ser construída em diferentes tipos de terreno. A construção é feita com telas de aço, que formam a base do tanque e depois recebem a concretagem. O acabamento costuma ser feito com pintura epóxi, peças de azulejo, pastilhas cerâmicas ou pastilhas de vidro.

Devido a sua maleabilidade, o concreto armado possibilita criar projetos com os mais variados formatos, tamanhos e profundidades. Isso explica porque ele é um dos materiais preferidos para a construção de piscinas personalizadas, a exemplo do modelo com borda infinita. A manutenção básica engloba o tratamento adequado da água e a limpeza frequente dos rejuntes e revestimentos.

Outras características:

  • o tempo médio para a instalação é de dois meses em residências e de seis meses em empreendimentos comerciais;

  • excelente durabilidade e vida longa — entre 30 e 40 anos;

  • custo de investimento um pouco maior que o de outros modelos.

Piscina de alvenaria estrutural

O processo construtivo da piscina de alvenaria estrutural é bem parecido com aquele que emprega o concreto armado. Nesse caso, o piso do tanque é concretado em malha de aço e suas paredes são compostas por blocos estruturais preenchidos com concreto. O acabamento pode receber diversos materiais, como azulejo, gesso e pastilhas — de vidro, cerâmica ou porcelana.

A piscina de alvenaria estrutural também possibilita a personalização do projeto. Assim, o cliente consegue definir as características do tanque a partir do próprio gosto e de acordo com a área disponível.

Comparada com o modelo de concreto armado, a piscina feita com caixa de alvenaria é mais leve e, portanto, ideal para instalações em coberturas de prédios e outros espaços com limitação de peso.

Outras características:

  • o tempo médio para a instalação é de um a dois meses;

  • vida longa — aproximadamente 30 anos;

  • custo de investimento um pouco maior que o de outros modelos.

Piscina de fibra de vidro

É o modelo de piscina mais usado pelos brasileiros porque apresenta ótimo custo-benefício. Os tanques de fibra de vidro são pré-fabricados, ou seja, vêm prontos para serem instalados em solo escavado ou acima deste. A execução é rápida e não demanda mão de obra especializada, o que permite ao cliente desfrutar do projeto em pouco tempo.

Um ponto que talvez não agrade muitas pessoas é o fato de que a piscina de vidro não oferece tanta flexibilidade, justamente por ser comercializada como peça única. Apesar disso, é possível encontrar uma variedade de modelos, com formato de feijão, retangular, quadrado, oval e redondo.

Algumas, inclusive, trazem acessórios — escada, hidromassagem, prainha — e diferentes cores para deixar a área externa mais bonita.

Outras características:

  • praticidade na instalação;

  • produto leve, ideal para áreas com decks;

  • vida longa — quando traz dupla camada de resina;

  • facilidade de limpeza por apresentar superfície lisa;

  • exige caminhão grande para ser levada até o local de instalação;

  • alguns modelos contam com 15 anos de garantia contra vazamentos.

Piscina de vidro

É um modelo sofisticado e moderno, perfeito para o cliente que quer uma área de piscina com ar futurista. Apesar de parecer frágil, a estrutura do tanque é feita com chapas de vidro reforçadas, que garantem alta resistência à pressão da água e total segurança aos usuários.

O vidro mais indicado para esse tipo de piscina é o laminado, composto por camadas de vidro temperado e EVA — material plástico e flexível. Antes da obra, o terreno deve ser devidamente preparado com quadros de aço inox nivelados e planos. Esse cuidado evita que as chapas de vidro quebrem no momento de encher a piscina.

Para garantir a estanqueidade e evitar problemas, é fundamental fazer o cálculo que define a espessura do vidro. Ainda assim, um possível reparo é simples e bem parecido com o processo de manutenção da piscina — no qual peças estruturais são substituídas quando aparentam desgaste.

Outras características:

  • facilidade de limpeza;

  • bom custo-benefício — quando comparada com as piscinas de alvenaria e de concreto armado, que demandam mais materiais de construção e mão de obra;

  • valorização do imóvel — devido à estética diferenciada.

Piscina de vinil

Esse tipo de piscina é construída a partir de projeto de alvenaria básico, ou seja, com paredes de blocos estruturais revestidos com material vinílico. Por esse motivo, é um modelo que pode ser concebido em diferentes tamanhos e formatos, sejam eles inspirados nas linhas retas ou na tendência da assimetria.

Algumas piscinas que ficam acima do solo também costumam ser fabricadas com vinil. Elas tendem a ser mais bonitas e duráveis do que os modelos feitos com lona, um material muito utilizado em piscinas de superfície.

Cabe destacar que o acabamento liso do vinil é mais frágil do que os revestimentos usados em outras piscinas. Por esse motivo, exige cuidado redobrado com objetos cortantes que possam rasgar ou furar a superfície. A limpeza do tanque deve ser realizada apenas com produtos próprios para o vinil, já que substâncias comuns tendem a danificar o material.

Outras características:

  • o processo de instalação dura em média 60 dias;

  • durabilidade menor quando comparada com outras piscinas;

  • facilidade na troca do vinil — o material pode ser substituído por um modelo novo, com uma estampa totalmente diferente.

Além dos modelos listados, podemos citar também as tradicionais piscinas de plástico. Embora não demandem cálculos e nem mão de obra específica, elas podem ser úteis para quem ainda está com dúvidas e quer testar a possibilidade de instalar um grande tanque em casa.

E então? Já sabe qual modelo de piscina adotar no próximo projeto? Não se esqueça de discutir todas as opções com cada cliente para encontrar a melhor solução.

Agora, se gostou das dicas do post, aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais! Aproveite e nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, Pinterest e YouTube!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply