design-de-produto-3d-entenda-as-vantagens.jpeg

Design de produto 3D: entenda as vantagens

A tecnologia revolucionou o mundo e trouxe inovações incríveis. Invenções que até então eram restritas aos filmes de ficção científica já fazem parte do nosso cotidiano e mudaram para melhorar a vida das pessoas.

Hoje, os profissionais criativos contam com ferramentas que permitem que suas ideias ultrapassem os limites da imaginação e se tornem concretas. É o caso, por exemplo, do design de produto 3D.

Os softwares e impressoras 3D combinam a precisão das simulações de computador com a tangibilidade dos modelos. Com eles, você pode transpor a projeção mental e colocar o produto à prova, na vida real. A materialização do conceito possibilita também a inserção antecipada de novos aprimoramentos e a identificação prévia de falhas.

Quer conhecer um pouco mais sobre as tecnologias 3D e descobrir como elas podem enriquecer o design de produtos? Confira o nosso post de hoje!

Planejamento mais rápido e prático

Um software 3D oferece tudo o que você precisa para a concepção e gerenciamento do projeto: grids de alinhamento, opções de cor, bibliotecas de textura e modos de iluminação, além de facilidade para correção de erros. O ambiente virtual apresenta vantagens em relação ao espaço físico e elimina a preocupação com o local de trabalho e com os materiais para desenhar e colorir.

Uma outra vantagem dessa tecnologia é a portabilidade dos arquivos. Você pode levá-los para onde quiser ou enviá-los diretamente para o cliente. Isso representa economia de espaço e de papel.

Se você ainda se intimida com os softwares 3D, saiba que já há opções de fácil uso, com interfaces agradáveis e simples. Vale a pena investir nelas!

Mais realismo e qualidade para os projetos

Imagine poder produzir um desenho avançado de um móvel. Algo repleto de detalhes, com texturas, efeitos de iluminação e aspecto ultrarrealista. Agora, vá além e mentalize a concretização deste produto.

No passado, as maquetes e as representações em papel eram o padrão. Hoje, o profissional que deseja materializar seu projeto já pode contar com a tecnologia, especialmente com os softwares e as impressoras 3D.

Essas ferramentas permitem uma melhor visualização do trabalho a ser desenvolvido e estabelecem um alinhamento com as expectativas do seu cliente, que terá uma concepção real do produto final.

A impressão 3D é uma inovação que está apenas começando, mas que já possibilita que designers transformem suas ideias em produtos prontos em algumas horas ou dias. Vários objetos já nasceram graças a essa tecnologia e o futuro promete muito mais. Nos Estados Unidos, por exemplo, um engenheiro começou a “imprimir” os materiais para a construção da própria casa.

Projetos mais criativos e diferenciados

O design de produto 3D é uma novidade que traz possibilidades ilimitadas. Como não há a necessidade do uso de moldes, o designer pode criar produtos inspirados em praticamente qualquer formato.

Além disso, existe também uma flexibilidade maior em relação às quantidades e às matérias-primas utilizadas. A tecnologia permite a produção de itens em baixa escala, produzidos em plástico, cerâmica, vidro e até mesmo metal.

Como vimos, esse é apenas o começo de uma revolução até então inimaginável. É importante que você, designer, conheça e experimente as novas técnicas para criar produtos diferenciados e únicos, com o seu traço autoral.

E se você gostou de ler sobre design de produto 3D, aproveite também para se manter atualizado sobre as últimas novidades e tendências do design!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply