moveis-multifuncionais-como-usalos-na-decoracao.jpeg

Móveis multifuncionais: como usá-los na decoração?

A solução para a equação entre espaço, conforto e localização não é a mais fácil de se resolver. Geralmente, para estar mais próximo do trabalho e longe do estresse do trânsito, é preciso sacrificar uns bons metros quadrados.

Mas viver em pequenos ambientes não significa necessariamente abrir mão do estilo, muito menos do bem-estar! Quem cuida do projeto de decoração, precisa ser criativo e saber aproveitar ao máximo o espaço disponível. Por sinal, os móveis multifuncionais vão ser grandes aliados nesse processo!

O mercado oferece opções que aliam design, qualidade e criatividade em móveis multifuncionais. Neste post, vamos mostrar diferentes formas de usá-los na decoração e sair do lugar-comum!

Móveis multifuncionais para quê?

Junto à tendência dos apartamentos pequenos (especialmente os de 1 quarto), também é forte o conceito aberto, seja só com a clássica integração sala de estar e jantar com cozinha e área de serviço ou o já mundialmente consagrado loft.

Os móveis multifuncionais, como o próprio nome já diz, vieram para atender a mais de uma necessidade, conferindo a esses espaços diferentes possibilidades.

É primordial, no projeto para espaços pequenos, elencar quais são os ambientes prioritários. Para isso, ouvir o cliente é essencial sempre! É importante saber não só dos seus gostos, como também os seus hábitos. A escolha do mobiliário multifuncional vai passar pelo crivo da rotina.

Não adianta, por exemplo, propor uma escrivaninha retrátil se o cliente trabalha em sistema de home office e passa boa parte do dia em casa, na frente do computador.

Por outro lado, se a palavra de ordem é abrir espaço para as crianças na sala, os móveis retráteis serão muito bem-vindos, justamente porque mudam de tamanho de acordo com a necessidade e o número de convidados.

Conheça 5 peças coringa

As possibilidades de uso de móveis multifuncionais não têm limites e, a cada dia, designers de mobiliário lançam novas ideias. Listamos, a seguir, 5 opções que vão fazer a diferença e poupar metros quadrados preciosos na decoração!

Sofá-cama

Não poderíamos escrever um post sobre multifuncionais sem falar nele! E, se antes o sofá-cama poderia ser sinônimo de uma noite maldormida, hoje há uma diversidade de opções de qualidade que podem muito bem compor uma sala que se transforma no quarto de um loft de quem mora sozinho.

Camas com gavetas

Quem precisa de um guarda-roupa imenso se a cama abrigar uma coleção de gavetas? Elas podem guardar calças, blusas, sapatos e outros acessórios que não dependem de cabide. A área que deixou de ser ocupada por um armário maior pode, por exemplo, dar lugar a uma escrivaninha com uma estante para livros.

Cama-beliche

Falando em quartos, que tem ficado cada vez menores nos projetos das construtoras, a cama-beliche pode ser a salvação para criar um espaço extra para brincar no ambiente das crianças! Mas ele não precisa, necessariamente, ter a apresentação tradicional de uma cama sobre a outra.

Alguns desses móveis oferecem acessórios como escorregador e cabaninha no primeiro andar. A medida em que o pequeno crescer, uma escrivaninha para estudos pode ser incorporada ao projeto.

Pufe

Esse é o queridinho dos arquitetos e designers de interiores que querem um ambiente multifuncional e despojado. Os pufes têm diferentes formatos e cores, ocupar as mais variadas funções e ainda serem decorativos! Agrupados, podem formar uma chaise estilizada e depois servirem de assento na mesa de jantar.

Outros modelos apresentam tampos removíveis que dão acesso a um espaço para armazenamento e, se virados ao inverso, podem se transformar em uma mesa de centro descolada.

5. Mesa de jantar retrátil

Um casal que gosta de receber convidados em casa, mas não quer ocupar toda a sala com uma mesa de jantar, pode optar pelos modelos retráteis. As opções aqui são muitas e vão desde as embutidas, que deixam o espaço totalmente livre, até as que funcionam como aparador (ou mesa para 2 pessoas) extensível para 8 lugares ou mais!

Neste caso, é preciso ter em mente as soluções de assento de acordo com a necessidade. Podem ser banquetas ou cadeiras dobráveis, bancos maiores para dois ou mais ocupantes ou, ainda, como já dissemos, pufes.

Esses elementos vão precisar ser incorporados na decoração, já que não adianta pensar em um mobiliário multifuncional se o ambiente não seguir o mesmo estilo, como veremos no próximo tópico.

Espaços multifuncionais

Ao incorporar móveis multifuncionais ao projeto, é preciso ter em mente o ambiente que se quer criar, com suas variações. O resultado precisa ser harmonioso nas diferentes composições, levando em consideração as áreas de trânsito e respiro.

Um planejamento inteligente pode, inclusive, incluir a evolução de vida do cliente, aproveitando ao máximo o que o ambiente tem a oferecer.

O espaço também pode ter múltiplas aplicações, aproveitando áreas consideradas perdidas, como embaixo da escada, por exemplo. Ele pode ser a área de brincar dos pequenos ou ainda comportar uma cristaleira, um roupeiro, ou até ser o home office, quem sabe?

Muitas vezes, uma mobília que foi originalmente pensada para uma única função, pode incorporar mais “responsabilidades”. Uma estante decorativa pode servir de divisória de ambientes (o que é ótimo para lofts!). Nichos também podem virar criados-mudos cheios de estilo.

Qualidade em primeiro lugar

Deixamos para o final a recomendação mais importante: quando se fala em móveis multifuncionais a qualidade tem que estar em primeiro lugar! É claro que isso deve ser regra básica para qualquer projeto profissional, mas no caso específico de um mobiliário que precisa exercer múltiplas funções, isso é determinante.

O motivo é bem simples: eles são mais manuseados que os demais, dobrados, revirados, esticados… Por isso sua estrutura precisa ser consistente.

Não adianta em nada o sofá ter um design incrível e ser produzido com materiais sem qualidade. A durabilidade dos elementos escolhidos é um dos itens que o cliente, com certeza, vai levar em consideração na hora de fazer uma indicação ou solicitar um novo projeto.

Procuramos apresentar neste post ideias para incorporar os móveis multifuncionais na decoração. Mostramos como definir boas escolhas junto aos clientes e dicas de mobiliário que podem fazer a diferença quando o objetivo é ganhar espaço sem perder o conforto. Outras soluções incríveis podem ser incorporadas. Tudo depende da sua criatividade!

Quer mais ideias para se inspirar? Siga-nos no Facebook, Instagram e YouTube para ficar por dentro de novidades e tendências de design!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply