Arquiteto_Francisco_Lopes - Foto. Celina Germer (38)

5 dicas de decoração para quartos pequenos

Enquanto projetos arquitetônicos modernos passaram a dedicar mais área aos ambientes sociais, os quartos de casas e apartamentos ficaram mais econômicos, por assim dizer. É fácil, no entanto, compensar os metros que possam faltar nesses ambientes tão íntimos quanto aconchegantes com as dicas de decoração para quartos pequenos que selecionamos.

Inspire-se nelas e descubra como quartos pequenos podem surpreender em um pontual equilíbrio entre conforto e elegância!

Conheça as principais dicas de decoração para quartos pequenos

Componha o ambiente com itens funcionais

Basicamente, a decoração de um quarto pequeno deve ser a mais assertiva possível. Isso implica na aposta de móveis e itens decorativos, mas funcionais.

Espelhos, por exemplo, que são notoriamente famosos por criar a sensação de amplitude ao espaço, podem ser usados para “revestir” as portas de correr do guarda-roupa, trazendo versatilidade e charme ao cômodo.

Além disso, uma cor neutra, como o branco, é bastante utilizada para deixar o ambiente mais arejado e menos poluído, o que minimiza os efeitos reais da metragem reduzida.

Invista em uma decoração clean nos quartos de solteiro

Decoração pontual marca presença no quarto de quem ainda não divide o jogo de cama com outra pessoa. Para valorizar o espaço, vale o uso de móveis sob medida, o que amplia o conforto do quarto, sem deixá-lo demasiadamente mobiliado.

Ainda que o quarto de solteiro seja dedicado a uma pessoa, apenas, a regra para ambientes pequenos permanece: decore com o necessário, e faça da simplicidade (mas não o simplório) a elegância do ambiente.

Isso se reflete em luminárias ou abajures no criado-mudo e em estantes ou nichos para deixar o piso com área livre para trânsito.

Use elementos para dar amplitude ao quarto do casal

Quarto pequeno para um pode ser funcional até mesmo para um casal, desde que algumas ideias sejam postas em práticas na composição, claro.

A exemplo do já citado espelho, que cai bem em todo tipo de quarto pequeno, os papéis e adesivos de parede também podem ter destaque na ambientação. Listras horizontais trazem a sensação de que o quarto é maior do que de fato é, por exemplo.

Outra maneira de compor bem o quarto de casal é aproveitando as paredes, que são as melhores amigas da decoração de um ambiente pequeno. Nichos e prateleiras viram verdadeiros curingas de estilo e funcionalidade para o cômodo.

Preze pela versatilidade nos quartos infantis

Dos primeiros meses para os primeiros anos, o tempo passa rápido, o que torna a decoração de ambos os tipos de quartos bem diferente.

Para facilitar o trabalho decorativo, adesivos de parede estão em alta, sendo fáceis de aplicar ou remover quando a criançada cresce e deseja uma estampa menos chamativa.

Além disso, pensar no crescimento das crianças pode ser uma boa ideia para compor o quarto, como, por exemplo, a idealização de um projeto com área de estudos. Assim, não será necessário pensar em uma nova decoração quando o berço ceder espaço para a cama infantil.

Pense em conforto e estilo antes de decorar um loft

Por falar em versatilidade, que tal pensar no conforto e estilo de um loft, onde existem poucas paredes para delimitar espaços?

Em casos assim, vale recorrer, uma vez mais, às paredes existentes no projeto arquitetônico. Como tudo está sempre à vista, armários, estantes e prateleiras ajudam a colocar a casa em ordem.

Para o quarto, convém dar mais de uma função a ele, como um home office, por exemplo, com a escrivaninha posta na lateral da casa, delimitando os espaços naturalmente.

Quais outras dicas de decoração para quartos pequenos você possui, e que podem complementar este post? Compartilhe-as através dos comentários!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply