Decoração_com_cobogó_como_usar_a_técnica_para_decorar_a_casa.jpg.jpeg

Decoração com cobogó: como usar a técnica para decorar a casa?

A palavra cobogó pode até não soar familiar para quem não tem intimidade com área da arquitetura, mas certamente todo mundo já pôde se encantar pelos tijolinhos vazados que proporcionam incríveis efeitos de texturas.

O cobogó foi criado em 1920, em Recife, e seu nome é uma junção das três primeiras sílabas dos nomes dos seus criadores: o português Amadeus Coimbra, o alemão Ernesto Boeckmann e o brasileiro Antônio de Góis. O fato de ser um elemento vazado dá muita flexibilidade no uso e permite a entrada de luz e de ar nos ambientes. Os cobogós foram inspirados nos muxarabis, as treliças de madeira bastante usadas na arquitetura árabe.

As peças trazem personalidade, textura, volume, têm um resultado que remete a estampas e dependendo do estilo pode até dar um certo ar retrô. Se você quer saber como fazer uma decoração com cobogó, com belos e impressionantes resultados, continue acompanhando o nosso post:

Diferentes materiais dos cobogós

 

Decoração com cobogó: como usar a técnica para decorar a casa?

 

O cobogó é um elemento capaz de cumprir, ao mesmo tempo, com três funções: atuar como divisória, fechar ambientes, mantendo iluminação e ventilação, e ainda trazer beleza, charme e personalidade para a decoração.

É possível encontrar cobogós em diversos materiais: em estado bruto (concreto), em cerâmica, vidro, porcelana, gesso, madeira, em pedras, como granito e mármore, e até mesmo em aço — muitos deles podem receber tinta sem problemas. A variedade de materiais com as quais o cobogó está disponível no mercado só comprova sua versatilidade e a quantidade de possibilidades de aplicação.

São diversos formatos e não necessariamente se resumem aos “quadradinhos” tradicionais: também há opções despojadas e contemporâneas. Mas é preciso levar em conta que os blocos são mais frágeis do que tijolos (por serem peças vazadas) e por isso não podem fazer papel de base de apoio, só mesmo de alvenaria de fechamento.

Fachadas e espaços externos

 

Decoração com cobogó: como usar a técnica para decorar a casa?

 

O uso de cobogós em fachadas faz com que o estilo já se revele mesmo antes de entrar na casa. Além de ser um recurso que permite entrada de luz e ventilação, é uma ótima escolha por serem peças que apresentam excelente resistência para espaços externos. Além disso, os blocos vazados podem criar tramas e desenhos com muito mais graça do que grades e muros. Também são belas opções para dividir jardins e áreas de lazer.

Decoração com cobogó em espaços internos

 

Decoração com cobogó: como usar a técnica para decorar a casa?
Linha Tidra da Mac Design complementa o ambiente separado pela parede de cobogó.

 

A decoração com cobogó para espaços internos sempre é uma alternativa com estilo e criatividade. Eles podem ser usados para dividir ambientes, mantendo a integração e ainda fazer parte da decoração. Dão mais leveza do que paredes para dividir ambientes, sem criar uma sensação pesada no cômodo. Podem ainda receber cor, criar tramas ou efeitos de luz. Ao colocá-lo com algum afastamento de uma parede, ele pode fazer um belo contraste com uma cor diferente ao fundo, com espelhos ou mesmo receber uma iluminação especial, podendo assumir o papel de uma luminária. A variedade de formas, cores e materiais permite fazer combinações com ambientes de qualquer estilo. É possível também personalizá-lo: há muitas fábricas que aceitam encomendas.

Cobogós usados como móveis e objetos

Os cabogós também dão um toque muito especial quando usados como suporte para balcões (em uma cozinha americana, por exemplo), estantes e mesas. Também podem ser usados pendurados nas paredes ou ainda como nichos em cima da escrivaninha, para abrigar pequenos objetos. A decoração com cobogó pode surpreender além de paredes ou fachadas!

Você já conhecia a versatilidade dessa bela criação da arquitetura brasileira? Não deixe de nos contar sua opinião nos comentários!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply