saiba-o-que-e-importante-na-formacao-do-profissional-de-arquitetura.jpeg

Saiba o que é importante na formação do profissional de arquitetura

O profissional de arquitetura tem uma das formações acadêmicas mais complexas entre os cursos universitários. Sua grade mescla disciplinas das áreas de humanas e exatas, exigindo o desenvolvimento de precisão, inovação, inventividade e sensibilidade de forma simultânea.

Engana-se, porém, quem pensa que a complexidade e as exigências diminuem após a formatura. Pelo contrário, é preciso esforço, desenvoltura e disciplina para se manter em destaque na área.

Quer melhorar o seu reconhecimento no mercado? Siga as dicas que selecionamos para você:

Cultive um bom networking

A rede de relacionamentos de um bom profissional está em constante expansão. Ela se inicia com parentes, amigos, colegas da faculdade, professores e deve continuar crescendo incessantemente. Por meio dela é possível conseguir clientes, parceiros, indicações ou adquirir novos conhecimentos.

Participe de eventos diversos (inaugurações, feiras, congressos, mostras, exposições), visite lojas e show rooms e ofereça brunches ou jantares para pequenos grupos de pessoas sempre que possível, aproveitando o momento de confraternização para apresentar trabalhos realizados, consolidar parcerias e fechar novos negócios.

Todas essas estratégias são formas de manter-se visto e lembrado. Além delas, organize um banco de dados com as informações dessas pessoas para manter contato — de forma planejada — via e-mail marketing, mensagens em datas comemorativas e aniversários etc.

Mantenha-se dinâmico e criativo

Quando ficamos muito concentrados no próprio trabalho, tendemos a repetir processos e ideias, nos acostumando com a zona de conforto. Por isso, é importante obrigar-se a estar em constante movimento, desafiando o cérebro a pensar diferente, encontrar novos caminhos e inspirações.

Isso pode ser feito por meio de cursos livres, especializações, visitas a projetos arquitetônicos diversos, documentários e livros sobre grandes profissionais e suas obras etc.

Também é interessante desafiar-se em editais e concursos sobre temas com os quais você tem afinidade: criação de mobiliário e peças de decoração, projetos de interiores e construções ou fotografia, por exemplo.

Mesmo que não acredite estar preparado para figurar entre os primeiros colocados, a experiência de criar ou adaptar um trabalho dentro dos requisitos administrativos e criativos de um edital será um desafio que resultará em aprendizados muito úteis ao funcionamento de seu escritório.

Tenha postura crítica e projete qualidade de vida

Um dos desafios enfrentados pelos profissionais de arquitetura hoje em dia é idealizar projetos para espaços cada vez menores. Quem realiza trabalhos para construtoras, principalmente, precisa adequar suas ideias a exigências que priorizam, muitas vezes, apenas obtenção de lucro.

Por outro lado, todos os dias surgem novos materiais, conceitos e modismos que se transformam nas estrelas de mostras e exposições, mas — que nem sempre — são adequados a um projeto funcional e ergonômico de residência ou espaço comercial.

É necessário aprender a se posicionar criticamente diante de situações como essas, afinal, o objetivo principal dos projetos deve ser sempre o de satisfazer as necessidades do cliente dentro de suas possibilidades de espaço e orçamento, garantindo sua qualidade de vida.

Aprenda a colocar-se no lugar das pessoas que vão habitar ou trabalhar nos locais projetados por seu escritório. Ao eliminar problemas de espaço com móveis multifuncionais, utilizar materiais adequados ou tornar um ambiente agradável com o posicionamento correto das janelas, por exemplo, seu nome será sempre relacionado a bons resultados — não apenas à beleza — e o feedback obtido será sempre positivo.

Seja um profissional de arquitetura atualizado

Ficar atualizado em um mercado que vive se adaptando e reinventando exige o suporte de uma ótima curadoria para não perder tempo com informações irrelevantes ou teorias duvidosas. Revistas conceituadas, sites de empresas consolidadas e blogs de profissionais experientes são exemplos de fontes confiáveis.

Reserve um momento diário para consultá-los e informar-se sobre os assuntos mais comentados, as técnicas em desenvolvimento e os nomes que estão se destacando no meio. Salve no computador ou faça anotações sobre o que achar mais interessante para facilitar a consulta posteriormente.

Não se preocupe em memorizar todas as informações e saber detalhes de cada novidade que aparecer. Apenas saiba o que está acontecendo e onde procurar caso precise de referências futuramente.

Dedique-se ao que é relevante

Tenha direcionamento e foco para aprofundar-se no que trará melhorias ao seu trabalho. Há uma infinidade de publicações, cursos, eventos e afins, mas nem todos são realmente interessantes para você. Por isso, defina bem a sua área de atuação e seus objetivos para concentrar sua atenção e recursos ao que realmente importa.

Se a especialidade do seu escritório é arquitetura de interiores, por exemplo, viajar para um congresso que trate principalmente de urbanismo não pode ser visto como prioridade. Visitar a Casa Cor de outros estados ou assinar uma revista de paisagismo, no entanto, agregaria conhecimentos significativos.

Com seus objetivos em mente, ficará mais fácil saber onde investir para melhorar cada vez mais seus projetos.

Tendências

À medida que o número de projetos for aumentando, sua identidade ficará mais clara e as incontáveis tendências de decoração e construção serão apenas complementos à sua estética.

Você precisa saber das características principais de cada uma, no entanto, estude a fundo somente as que são compatíveis ao seu estilo — e as que forem exigências para projetos específicos.

Tecnologia

Não é necessário tornar-se expert em todas as novas tecnologias de construção, softwares e, nem mesmo, em marketing digital e redes sociais. A importância delas é incontestável, mas você pode contar com profissionais especializados ou terceirizar serviços.

Aprenda o básico para saber o que esperar (e o que exigir) desses especialistas e atender seus clientes.

Capriche no seu portfólio

Seja impresso ou online, seu portfólio sempre será seu melhor agente. Ele que abrirá portas, despertando o interesse de pessoas que se identificam com seu trabalho e estilo. Por isso, não meça esforços para mantê-lo atualizado e atrativo.

O ideal é tê-lo sempre disponível no seu smartphone, tablet ou notebook e ter uma versão pronta para ser impressa quando necessário.

Invista em imagens de alta qualidade. Considere a contratação de fotógrafos profissionais para documentar seus projetos prontos e de escritórios de renderização para os que ainda estão no papel.

Mantenha a mente aberta

Grandes ideias podem surgir a qualquer hora e em qualquer lugar. Estimule-as prestando atenção aos detalhes do que está à sua volta e reunindo referências visuais nas suas viagens, e em conteúdos variados que você consumir no seu dia a dia, como filmes, seriados, livros, conversas etc.

Busque inspiração em coisas simples e cultive hábitos que mantenham sua mente saudável. Reserve algumas horas do dia para praticar exercícios ou hobbies que ajudem a manter sua motivação.

Sua formação como profissional de arquitetura de destaque depende de sua definição de metas, gerenciamento do tempo, aposta nas próprias qualidades e investimento no que te faz crescer.

Equilíbrio e organização são necessários em todos os aspectos da vida, principalmente naqueles que ocupam maior parte dela. Qualquer bom arquiteto é, antes de tudo, uma pessoa realizada.

Agora que você já sabe o que é preciso para otimizar sua carreira e se destacar como um profissional de arquitetura, assine nossa newsletter e receba mais dicas diretamente no seu e-mail! Aproveite e nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, Pinterest e YouTube!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply