5-dicas-para-escolher-a-cor-da-parede-de-acordo-com-a-decoracao.jpeg

5 dicas para escolher a cor da parede de acordo com a decoração

Escolher a cor da parede pode até não parecer, mas é uma tarefa que requer bastante planejamento. Isso porque, o poder que as cores têm faz toda a diferença na hora de compor a decoração e moldar o clima ideal para cada ambiente.

Quer saber como combinar a cor da parede e deixar sua casa sofisticada e com a sua cara? Então continue a leitura de hoje e descubra!

1. Estilo pessoal

Assim como a escolha das roupas, o estilo da nossa casa tem o poder de traduzir nosso estilo pessoal. Assim sendo, seja fiel à sua personalidade ao escolher os elementos que compõe os ambientes de sua casa, de modo que a sua imagem esteja contida em cada detalhe.

Lembre-se que mobília, decoração e cor da parede têm pesos iguais na construção dessa imagem, por isso, se você sentir que essas escolhas fogem do que você quer, confie totalmente em seu instinto!

2. Harmonia do ambiente

Cada ambiente do seu lar é designado para uma ação diferente, e, por isso, deve carregar uma energia diferente. O quarto, por exemplo, deve ser ter um clima relaxante, já a cozinha, mais alegre, o escritório precisa trazer um sentimento de concentração e criatividade, e a sala de estar deve ser acolhedora.

Como se sabe, as cores têm essa capacidade de deixar essa energia fluir, o que ajuda a construir o clima ideal. Tons frios e claros, por exemplo, são mais relaxantes do que os tons quentes e escuros, que incitam mais agitação. Sendo assim, pondere o clima que você quer que o ambiente passe às pessoas ao escolher a cor da parede.

3. Detalhes a serem destacados

Se você deseja montar um ambiente temático, não esqueça que a cor da parede tem um papel primordial nisso. Imagine que você queira uma sala de estar com tema rústico, por exemplo. Nesse caso, escolher temas neutros ou terrosos destacam a mobília em madeira.

Agora, se você quer algo minimalista e geométrico, uma cor de fundo escuro e forte pode trazer fazer o contraponto ideal para uma mobília e decoração mais neutra. Já em um ambiente mais romântico, os tons rosáceos e pastéis tem o papel de destacar estampas e decorações de um modo suave. 

4. Família de cor

Observando uma paleta de cores, você verá que há certas combinações que funcionam, e outras que devem ser evitadas, ao escolher a cor da parede. As famílias de cor são 7, no total: Amarelo, azul, laranja, violeta, vermelho, verde e neutros.

Ao escolher uma das famílias, é preciso tomar cuidado com a técnica de combinação a ser usada para que o resultado final no ambiente não pareça confuso. Seja combinando tom sobre tom, cores análogas (vizinhas), ou cores complementares, esse cuidado deve ser tomado para manter a elegância e sofisticação.

5. Efeitos de tamanho e iluminação

Um ponto de imensa importância que, por vezes, é negligenciado, é o efeito espacial ou de iluminação que você pode dar ao ambiente. Você pode pintar as paredes com cores claras e que refletem a luz natural para ampliar ambientes pequenos, por exemplo.

Ou se você quiser encurtar um ambiente muito retangular, experimente aplicar uma cor escura na parede menor. Ainda é possível pintar o teto com uma cor sólida para dar a sensação de um ambiente menor e mais acolhedor.

De uma maneira ou de outra, escolher as cores dos ambientes é uma tarefa tão importante quanto escolher os móveis em si, por isso, planeje, faça simulações, peça opiniões, assim, você certamente obterá um resultado satisfatório no seu projeto de design.

Gostou das nossas dicas para escolher a cor da parede ideal? Então aproveite para compartilhar esse artigo em suas redes sociais e mostre aos seus amigos essas ideias!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply