entenda-como-e-a-influencia-da-tecnologia-na-arquitetura.jpeg

Entenda como é a influência da tecnologia na arquitetura

Para uma área sempre inovadora, a tecnologia na arquitetura sempre esteve muito presente. Para galgar projetos maiores, encontrar melhores soluções e ter um bom reconhecimento no mercado, os profissionais sempre se reinventam e estão um passo a frente.

Mas até que ponto as tecnologias podem influenciar a arquitetura, principalmente hoje? Continue lendo e saiba como os arquitetos estão lidando com as tendências e aderindo facilidades tecnológicas para otimizar cada vez mais o seu trabalho. Vamos conferir?

Influência da tecnologia na arquitetura

A verdade é que, mesmo no passado, as ferramentas usadas na arquitetura já tinham um ar tecnológico, mas nada na proporção como as coisas caminham hoje. Agora, todas as tecnologias existentes no mercado ajudam no processo de criação e realização de projetos — dos mais simples aos mais elaborados.

As ferramentas atuais influenciam diretamente no tempo de trabalho e na qualidade do resultado final. Os computadores, principalmente, têm um grande peso nisso, e foi por meio deles que muita coisa mudou no ramo da arquitetura.

Novas tecnologias na área

É claro que o conhecimento do passado continua sendo fundamental para a boa atuação de um arquiteto e ele precisa do básico para poder se ancorar nas novas tecnologias e não se tornar totalmente dependente delas.

Mas é inegável a necessidade de se atualizar. Hoje, existem inúmeros softwares e tecnologias que facilitam o trabalho do arquiteto, em todas as etapas dos projetos. Veja algumas delas:

Novos softwares

Nos últimos 50 anos, o CAD — Computer Aided Design — já é um velho conhecido dos arquitetos, engenheiros e construtores. Esse sistema digital poupou profissionais do doloroso processo de desenho manual no papel vegetal e, a cada dia, vem sendo aprimorado, principalmente depois dos anos 90.

Com a introdução da BIM — Building Information Modeling —, os arquitetos e designers passaram, por exemplo, a desenvolver um projeto com uma precisão incrível e em três dimensões. Antes, essa tarefa seria absurdamente demorada.

Outros softwares, como SketchUp, também facilitaram a vida de quem precisava realizar um estudo de sombra conduzido por um heliodon. Esse programa permite que a avaliação de luz e sombra seja feita sem dificuldades, aposentando de vez por todas uma das ferramentas mais obsoletas da arquitetura.

Trena digital

A medição é uma tarefa essencial e frequente na arquitetura. E, até pouco tempo atrás, a única maneira de fazer isso era à mão, com a famosa fita métrica, caneta e papel.

Hoje, com o surgimento de câmeras sensíveis à profundidade, scanners infravermelhos e softwares, é possível medir qualquer área ou edifício de uma maneira muito mais precisa e rápida.

Realidade aumentada

Uma das tecnologias mais interessantes é a realidade aumentada, uma vez que ela facilita não só o trabalho do arquiteto, como também dá mais segurança ao cliente. Com ela, podemos testar texturas, cores, espaços, móveis e o que mais quisermos, antes mesmo de o projeto sair do papel.

A possibilidade de vislumbrar o resultado final dessa maneira facilita muito o trabalho do arquiteto e do designer de interiores, uma vez que eles dependem do feedback do cliente para dar prosseguimento ao trabalho.

Impressoras 3D

A impressão 3D também chama a atenção por possibilitar o surgimento de formas antes impossíveis na arquitetura. Cada vez mais reais, elas têm o poder de fazer móveis personalizados e até mesmo construções inteiras. Acompanhado de outras tecnologias, esse é o futuro da arquitetura, e o mais incrível é que ele já começou.

Bioconstrução

Preocupados em melhorar o desempenho energético, consumos eficientes e ambientes saudáveis e sustentáveis, os profissionais da bioconstrução têm conseguido reduzir o impacto no meio ambiente, utilizando cada vez menos recursos naturais e evitando o desperdício.

Com materiais reciclados, reutilizados e sintéticos, a bioconstrução melhora o planejamento de construções, reduzindo a perda financeira e a ineficiência de sistemas obsoletos. Além disso, é um grande incentivo para políticas públicas em construções mais sustentáveis e econômicas.

Catálogos de produtos online

Lembra-se daquelas pastas recheadas de desenhos, produtos e anotações? Hoje o peso dos papéis foi — felizmente — trocado pelos catálogos digitais. Essas plataformas online permitem que os arquitetos se conectem com fabricantes de todo o mundo, comparando materiais e custos benefícios sem precisar sair do escritório.

Novos campos de trabalho

Além de ferramentas que otimizam o trabalho, surgiram também novos campos a serem explorados pelos profissionais da área. Confira alguns deles:

Especialista de Modelagem de Informação da Construção

Este profissional é especialista em BIM (Building Information Modeling). Ele faz a interface entre todas as etapas de um projeto: a modelagem, a consultoria, bem como o desenvolvimento de aplicativos, softwares e seus gerenciamentos.

Tecnólogo em projeção digital e maquete eletrônica

Com o avanço de impressoras 3D e outras tecnologias, tornou-se fundamental existir um profissional que domine, de fato, as técnicas de projeção digital, bem como de criação de maquetes eletrônicas.

Substituindo, aos poucos, o projetista de maquete, essa pessoa tem a função de criar uma prototipagem rápida, lidando com geometrias complexas para fabricação digital e impressão 3D, é claro.

Designer de Animação

Na arquitetura, esse profissional tem se tornado cada vez mais requisitado, pois desenvolve vídeos animados incríveis, que promovem com sucesso projetos, atingindo diversos públicos. Muitos deles geram experiências imersivas de espaço, além de intervenções urbanas.

Capacitação para acompanhar o mercado

Mais importante do que todas essas novas ferramentas e funções profissionais, é preciso que o arquiteto esteja realmente preparado e capacitado para aderir às tecnologias na arquitetura. Afinal, os avanços na área só acontecem quando existe mão de obra qualificada.

São muitas novidades no mercado, que cresce e se atualiza numa velocidade considerável. O domínio das ferramentas e novas técnicas não se faz só com experiência e prática, mas também com atualização, capacitação e qualificação constantes.

Hoje, esse é o diferencial na carreira de um arquiteto e no sucesso de uma equipe. A tecnologia avança, e todos precisam avançar junto a ela. Pode parecer uma tarefa trabalhosa se manter atualizado sempre, mas essa é uma necessidade real.

Os profissionais que não se modernizam acabam ficando obsoletos, assim como as antigas ferramentas de trabalho. Para que isso nunca aconteça com você, nem de longe, é bom que se mantenha sempre por dentro das novidades, conhecendo todas as possibilidades da tecnologia na arquitetura. Que tal, então, conhecer 8 aplicativos para arquitetos?

 

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply