poltronas de madeira cumaru na varanda

Móveis para áreas externas: quais materiais são os mais indicados?

As áreas externas têm se tornado cada vez mais bem trabalhadas e decoradas. As pessoas estão finalmente perdendo o medo e ganhando o interesse de investir nesses espaços abertos, criando ambientes incríveis de interação e para relaxar de verdade.

Mas alguns cuidados devem ser tomados na hora da criação de projetos para esses tipos de ambiente externo. Afinal, os móveis precisam ser duráveis e resistentes às intempéries do clima. Por isso é tão importante estabelecer as funções e o uso desempenhado pelo ambiente. É isso que guiará a escolha do material para os móveis para áreas externas. Vamos conhecer quais são os mais indicados?

1 – Alumínio

 

chaises com estrutura de alumínio na piscina
Chaises Vincy em alumínio da Mac Design

 

O alumínio é um material muito utilizado nas decorações de áreas externas, bem como jardins e varandas. A resposta está na sua resistência ao sol e chuva e pelo fato de não causar corrosão.

É uma boa opção também por ser um material leve e de fácil limpeza. Além disso, o alumínio não perde sua cor com o tempo, de forma que a durabilidade do móvel também é bastante grande. É muito indicado para áreas com piscina, por exemplo.

2 – Inox

poltrona de inox bossa nova da mac design
A poltrona Bossa Nova da Mac Design possui estrutura em aço inox

 

 

O inox é outro material muito recomendado para móveis para áreas externas, visto que, assim como o alumínio, tem alta resistência à corrosão. Ele também se mantém intacto tanto em baixas quanto em altas temperaturas. Além de estampar modernidade e beleza, é de fácil limpeza e conservação, e também tem um ciclo de vida longo.

3 – Madeira

 

poltronas de madeira cumaru na varanda
As poltronas Abaporu da Mac Design são fabricadas com madeira cumaru certificada

 

As madeiras são outro tipo de material indicado para áreas externas, e também combinam muito com a ideia do ambiente. As madeiras de lei são as mais recomendadas, como o carvalho, o cedro, a teca e a cerejeira — elas costumam durar cerca de 25 a 50 anos!

O cedro, por exemplo, é naturalmente resistente a intempéries e insetos. Outras madeiras, como a teca, também são naturalmente resistentes à deterioração e ao apodrecimento. Porém, apesar da sua durabilidade alta, a madeira precisa de algum acabamento protetor, para potencializar ainda mais sua resistência e não sofrer com as ações do tempo.

4 – Fibra sintética

 

moveis com acabamento em fibra sintetica
Móveis da Mac Design com acabamento em fibra sintética e trançado especial decoram a área externa

 

Uma forte tendência são os móveis para áreas externas feitos com fibras sintéticas e plásticas. Geralmente em tons claros, de bananeira ou avelã marrom, elas são um revestimento muito indicado para ambientes externos, devido à sua alta resistência ao clima.

Esse material sintético é de fácil manutenção e suporta muito bem as mudanças de temperatura. Outra qualidade é a diversidade de modelos que você encontra hoje no mercado, bem como cores e texturas.

Os móveis para áreas externas podem ser de variados tipos de material, como você pode perceber durante a leitura. O cuidado fica apenas na escolha, que deve estar alinhada ao seu objetivo final na decoração do ambiente externo.

Para saber mais sobre como realizar esses e outros tipos de decoração, assine nossa newsletter e mantenha-se informado!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Leave a Reply